3ª Caminhada Agosto Lilás reforça combate à violência contra a mulher em Araguaína

A Caminhada iniciou no Ginásio Pedro Quaresma e seguiu até a Via Lago.

Nesta quarta-feira, 7, a cidade de Araguaína recebeu a 3ª edição da Caminhada Agosto Lilás, uma ação de conscientização e mobilização pelo fim da violência contra a mulher. O evento é organizado pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por meio da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM – Araguaína).

Este ano, a caminhada contou com o apoio da Prefeitura e das secretarias municipais de Araguaína, do Ministério Público do Tocantins, da Faculdade FACIT, Unopar Anhanguera, instituto Anita, Espaço Laser, Hospital dos Olhos, Concessionária Novo Rio, do deputado Marcus Marcelo, Sinpol e Sindepol.

A caminhada teve início às 16 horas, no Ginásio Pedro Quaresma, e seguiu até a Via Lago, reunindo centenas de pessoas, entre servidores públicos, estudantes, representantes das forças de segurança, autoridades e membros da sociedade civil.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições com o enfrentamento da violência de gênero e a defesa dos direitos das mulheres. A delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian, destacou a importância da ação como forma de informação, prevenção e acolhimento. “A sociedade não tolera mais nenhum tipo de violência de gênero. Essa caminhada é um evento que é simbólico e que foi abraçado pela comunidade. A cidade de Araguaína não registra feminicídios há dois anos e isso é reflexo dessa consciência”

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, acompanhou o evento e reforçou o compromisso da pasta com políticas públicas de proteção às mulheres.  “Combater a violência contra a mulher é responsabilidade de todos. Tanto com atividades repressivas como educativas. Até por isso, estamos tendo ótimos resultados. Isso não é apenas um trabalho de polícia. Nós temos aí diversas agências e um trabalho preventivo primoroso para que nós tenhamos esses ótimos resultados e a Araguaína vem dando um show. Agradeço a presença de todos”

Durante a mobilização, foram realizadas ações educativas e de orientação, com distribuição de materiais informativos sobre os canais de denúncia, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha e os serviços disponíveis para as vítimas. A ação faz parte do movimento nacional do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Ao final, no local da dispersão, também foi oferecido atendimento jurídico, aulas de defesa pessoal e de dança.

Como Denunciar Violência Contra a Mulher

Se você perceber que uma mulher pode estar sofrendo violência ou presenciar algum episódio de agressão, procure um dos canais de denúncia disponíveis:

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM)
Delegacia Virtual
Disque 190
Disque 180: Central de Atendimento à Mulher, com ligação gratuita e disponível 24 horas por dia, permitindo denúncias anônimas.

Além desses canais, os Centros de Referência da Mulher também estão disponíveis para denúncias.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.