Conferência segue nesta quinta-feira, 7, na Universidade Federal do Tocantins.
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no primeiro dia da V Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu ao longo desta quarta-feira, 6, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas. O evento é uma realização do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e continua nesta quinta-feira, 7, sendo uma oportunidade para delegados eleitos, gestores municipais e sociedade em geral discutirem propostas que serão levadas para a etapa nacional, que acontece em março de 2024, em Brasília (DF).
A solenidade de abertura contou com a participação do governador em exercício Laurez Moreira, do secretário da Cultura Tião Pinheiro, do reitor da UFT Luiz Eduardo Bovolato, da presidente do Conselho de Políticas Culturas, Valéria Picanço, de representantes do Ministério da Cultura (MinC), com a presença do assessor da Secretaria Executiva, Yuri Soares Franco, o coordenador do escritório de representação no Tocantins, Cícero Belém, a superintendente do Iphan no Tocantins, Cejane Pacini, além de gestores municipais de diversas partes do estado, representantes da sociedade civil e fazedores de cultura.
Primeiro dia
A manhã do primeiro dia foi marcada pela apresentação artística do maestro Bruno Barreto e do grupo Reminiscências, e pelo diálogo com as autoridades presentes, que reforçaram a importância do setor cultural para o desenvolvimento da economia do Estado, além do atual cenário da cultura brasileira, que se encontra em um momento altamente favorável para o seu desenvolvimento com as recriações do Ministério da Cultura pelo presidente Lula e da Secult pelo governador Wanderlei Barbosa.
O secretário da Cultura Tião Pinheiro ressaltou o empenho da gestão em recriar a secretaria após um hiato de quase 12 anos e aproveitou para agradecer a equipe de servidores por seu trabalho na missão de reestruturar a pasta. “O governador Wanderlei Barbosa recriou a Secretaria da Cultura após muitos anos e hoje estamos nos empenhando em cumprir essa missão complexa, mas também honrosa”, disse.
A superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, discorreu sobre a responsabilidade de realizar um evento como a conferência. “Nós estamos aqui representando uma população de mais de um milhão de habitantes e temos que assumir essa missão. Agradeço muito a presença de todos vocês em nome da Secult, conduzida pelo nosso secretário Tião Pinheiro, que preside essa conferência”, complementou.
Representando a Secretaria Executiva do MinC, Yuri Soares Franco destacou o orçamento histórico para o setor cultural no ano de 2023 com a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura, e relembrou o quanto a cultura brasileira é diversa. “Nós precisamos compreender que nossa cultura é rica e gera turismo com a vinda de pessoas de outros estados e países, gera emprego, renda, bem-estar e valoriza nossa tradição”, disse.
Durante o período vespertino, participantes se reuniram em salas distintas destinadas aos seis eixos temáticos propostos pelo MinC em debate nos dois dias do evento, um momento de escuta e conversação. A professora do curso de geografia da UFT, Rosane Balsan, disse esperar “muitas discussões na área do fomento à cultura e preservação do patrimônio cultural material e imaterial do Estado”, enquanto o professor de música Wilker Ramos apontou seu desejo por “melhores condições de trabalho na área da cultura, principalmente na música”.
Parcerias futuras
Durante a solenidade de abertura, o secretário da Cultura Tião Pinheiro apresentou uma manifestação de intenção de parceria entre o Governo do Tocantins, por meio da Secult, e a Universidade Federal do Tocantins. O documento antecede o Termo de Cooperação que deve ser assinado em breve entre as instituições visando colaborações futuras.
Na cerimônia, o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, expressou sua satisfação em poder fazer parte de um momento que potencializa as políticas culturais no Estado do Tocantins. “Para nós é uma satisfação muito grande, pois boa parte dos equipamentos artísticos e culturais no Brasil estão dentro das universidades federais, fazendo com que a arte e cultura estejam presentes no nosso plano de desenvolvimento institucional”, disse.
No palco, o secretário Tião Pinheiro ainda frisou que a UFT tem sido uma grande parceira da Secult. “Essa parceria é a formalização de algo que já estamos praticando e quero agradecer a Universidade Federal do Tocantins por todo seu apoio. Cultura e educação andam juntas”, disse e destacou outras parcerias como a recente com o Sesi e mesmo dentro do próprio Governo do Tocantins seguindo a orientação de transversalidade do governador Wanderlei Barbosa.