Operação investiga compra de respiradores superfaturados durante a pandemia de Covid-19 pela Prefeitura de Gurupi

 

Segundo o Ministério Público do Estado, respiradores nunca foram usados e estavam em depósito de universidade. Operação cumpriu 17 mandados de busca e apreensão.

 

A operação Ruach cumpre, nesta terça-feira (5), 17 mandados de busca e apreensão após a investigação apontar supostas fraudes na compra de respiradores mecânicos, pela prefeitura de Gurupi, durante a pandemia de Covid-19.

 

Segundo o Ministério Público do Tocantins (MPTO), os respiradores mecânicos comprados pela prefeitura estão até hoje guardados no depósito da Universidade de Gurupi (Unirg), sem nunca serem usados.

 

Os fatos investigados aconteceram durante a gestão do ex-prefeito Laurez Moreira (PDT), atual vice-governador do Tocantins, porém ele não é alvo da operação. Um dos mandados foi cumprido na Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi. A prefeitura da cidade disse que os fatos aconteceram na gestão anterior e colabora com as investigações.

 

Também são investigados ex-gestores públicos, servidores públicos e empresários. Eles teriam agido de forma articulada, promovendo o desvio de recursos públicos municipais por meio de contratação superfaturada e sem licitação.

 

Segundo o MPE, a investigação apontou que os respiradores foram adquiridos em agosto de 2020 sob a justificativa de urgência para ampliação dos leitos de suporte ventilatório na unidade de Pronto Atendimento (UPA). Apesar da urgência alegada, os respiradores nunca chegaram a ser instalados.

 

A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), com apoio da Polícia Civil e Polícia Científica. Os mandados foram cumpridos em residências e empresas nas cidades de Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Nerópolis (GO).

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.