Neste domingo (2), Vasco e Flamengo fazem grande clássico no Maracanã, às 16h (de Brasília), pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida marcará a estreia do técnico português Álvaro Pacheco pelo Cruzmaltino. E, pelos números recentes, o novo treinador vascaíno já sabe que terá um desafio e tanto.
Nos últimos anos, o Rubro-Negro possui grande superioridade sobre o arquirrival em partidas do Brasileirão.
Confira abaixo os números do “Clássico dos Milhões”:
- O Vasco não vence o Flamengo pelo Brasileirão desde 2015 (Vasco 1 x 0 Flamengo, 28/06/2015)
- Nos últimos 10 clássicos pelo Brasileirão, são 6 vitórias do Flamengo e 4 empates
- O placar agregado dos últimos 10 clássicos pelo Brasileiro é de 20 a 9 para o Flamengo
Para Álvaro Pacheco, porém, a estreia contra o rival da Gávea é o confronto ideal para iniciar sua passagem por São Januário.
Em sua primeira entrevista coletiva no comando da equipe carioca, o luso celebrou seu “batismo” pelo Vasco.
“É um grande batismo (o clássico contra o Flamengo), logo (na estreia) um jogo com essa dimensão. Para uma ideia de jogo fluir e criar hábitos e rotinas, é preciso tempo. Nossa preocupação tem sido passar conceitos gerais sobre o que vai ser nossa identidade”, salientou.
Ciente dos desafios que terá pela frente, o europeu deixou claro que sua maior missão no novo clube será fazer o “Gigante da Colina acordar”.
“O que eu procuro é coragem de jogar nosso jogo, é sermos capazes de impor o que treinamos. Uma equipe que domine e seja capaz de identificar os momentos do jogo e nunca perder o equilíbrio. Nos poucos dias (de treinos), focamos um pouco mais na compactação defensiva, em como nos orientar em tomadas de decisões como um bloco e algumas nuances. Em níveis ofensivos, algumas referências para sermos um time objetivo e pragmático”, explicou.
“Meu grande objetivo é o ‘Gigante da Colina’ acordar. É os vascaínos olharem para a equipe e enxergarem o seu DNA: uma equipe corajosa, determinada, resiliente”, finalizou.
O Vasco é o atual 13º colocado do Campeonato Brasileiro, com 6 pontos, enquanto o Flamengo está na 3ª colocação, com 11.
Retrospecto geral do “Clássico dos Milhões” por todas as competições:
- 421 jogos
- 163 vitórias do Flamengo
- 139 vitórias do Vasco
- 119 empates
- 1.077 gols
- 552 gols do Flamengo
- 525 gols do Vasco
FREGUÊS! Flamengo tem quase 80% de aproveitamento contra o Vasco, e placar termina em Vasco 1 x Flamengo 6.