Recursos repassados pelo Estado foram utilizados na compra de equipamentos, camas de leitos e aparelhos cirúrgicos para a unidade de saúde.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou neste domingo, 9, da inauguração do Hospital Municipal de Pequeno Porte (HPP) Rui Pádua Vilela, em Marianópolis. A obra contou com recursos no valor de R$ 800 mil encaminhados pelo Estado, para a compra de equipamentos para a unidade de saúde. O hospital irá beneficiar tocantinenses que residem na cidade e também, demais municípios próximos à região.
Antes da obra, o hospital funcionava como Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade. Agora, com a estrutura ampliada, esse passa também a realizar pequenas cirurgias eletivas e demais procedimentos cabíveis a um hospital de pequeno porte. “É aqui que nós vamos salvar vidas, que vamos socorrer as famílias de Marianópolis que procuram por ajuda nos momentos difíceis. É um orgulho pra nós celebrar a entrega dessa obra, vamos fazer cirurgias aqui juntos. Momentos como esse representam a soma dos esforços de todos nós”, comentou o governador Wanderlei Barbosa.
A inauguração também contou com a presença da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
Edson Araújo é morador da cidade e comemora a entrega do HPP, durante a solenidade. “Antes nosso hospital de referência era o de Paraíso, agora vamos poder ter acesso à saúde mais rápido e sem precisarmos nos locomover tanto”, frisou o morador de Marianópolis.
O Consórcio
O Consórcio Intermunicipal em Saúde do Tocantins teve início em 2021, a partir das reuniões dos prefeitos da Região Cantão, para promover benefícios para a população dos municípios de Araguacema, Abreulândia, Barrolândia, Cristalândia, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Pugmil, Pium e de Nova Rosalândia. A partir disso foi iniciado o Consórcio Intermunicipal em Saúde do Vale do Araguaia, contemplando os 14 municípios e beneficiando mais de 100 mil pessoas.