Adapec participa da 6ª edição do congresso internacional sobre produção aquícola no Paraná

Com grande capacidade de crescimento do setor de mercado de peixes, o Tocantins busca mais conhecimento para fortalecer a atividade.

A piscicultura tocantinense tem grande importância no contexto nacional. Em 2022, foram transportados para outros estados 148.075,7 milheiros de peixes produzidos no Tocantins, desse total 99,6% foi destinado à engorda. Tendo entre os principais destinos os estados de São Paulo, seguido de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Para fortalecer ainda mais o setor, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa da 6ª edição do Internacional Fish Congress (IFC), em Foz do Iguaçu-PR.

Da Adapec, participa o vice-presidente, Lenito Abreu, e o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAA), Elias Mendes. “Discutir a sanidade e a biosseguridade, dentre outros temas, são de grande relevância, uma vez que a sanidade é um grande desafio mundial. O Tocantins tem grande potencial, por isso estamos buscando soluções para garantir o desenvolvimento da produção e a segurança alimentar. O Governo do Estado está atento à evolução e à inovação para levar conhecimento e discutir com o setor melhorias”, afirmou Lenito Abreu.

Entre os principais temas abordados estão: Economia Azul e o desenvolvimento sustentável da produção de pescado para atender à crescente demanda e preservar o meio ambiente; Exportações de pescado: Evolução, desafios e estratégias para consolidação das exportações brasileiras; Aquicultura 4.0- A Revolução Tecnológica que está transformando a produção aquícola e mudando a forma de trabalho no campo; Sanidade e biossegurança – Enfermidades emergentes e estratégias de controle.

 

 

IFC

O IFC Brasil é um congresso internacional da cadeia de pescado do país e um dos maiores da América Latina. A programação contará com sete eventos simultâneos, dezenas de palestras de especialistas nacionais e internacionais, trabalhos científicos, mostra de tecnologia, debates com as principais empresas do setor, entre outros. Tem como público-alvo: Empresários, aquicultores, armadores de pesca, agentes do mercado (varejo e food service), prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião.

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