Em alusão ao Outubro Rosa, a Tocantins Parcerias, em colaboração com a Secretaria de Estado da Mulher, promoveu nesta sexta-feira, 11, uma ação voltada para a conscientização das servidoras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. A campanha nacional reforça a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, promovendo reflexões sobre saúde e incentivando hábitos saudáveis que auxiliem no combate a essas doenças.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil, segundo o mastologista Dr. Márcio Abreu. Ele explica que a prevenção primária e a detecção precoce são os principais fatores para reduzir a mortalidade. “A mamografia é o exame mais antigo e importante para o rastreamento da doença. A estimativa é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Embora raro, cerca de 1% dos casos ocorrem em homens”, comentou o médico.
A consultora de Parcerias Público-Privadas da Tocantins Parcerias, Raquel Albuquerque, compartilhou sua experiência pessoal. Em 2020, aos 33 anos, ela descobriu um tumor na mama direita durante um autoexame, apesar do toque não ser recomendado para rastreamento, Raquel percebeu uma pequena alteração e procurou ajuda médica rapidamente. “Em 30 dias, fiz mamografia, biópsia e operei. O nódulo era pequeno, então não precisei retirar toda a mama nem passar por quimioterapia”, relatou.
Raquel destaca a importância do autoconhecimento corporal: “O autoexame não previne o câncer, mas ajuda a detectar mudanças. Ouvir o corpo e seguir as orientações médicas é essencial. Existe vida após o câncer, e cuidar da saúde é fundamental”, concluiu.
As servidoras interessadas em agendar exames de mamografia e/ou papanicolau (preventivo de HPV) podem entrar em contato com os seguintes serviços:
Ambulatório AFYA Palmas: (63) 9914-3614
Hospital do Amor do Tocantins: (63) 9942-1713 (atendimento após 12h)
Os exames são realizados através do sistema do SUS, totalmente gratuitos.