A feira representou um passo importante para a conscientização e o combate ao abandono de animais, promovendo a adoção responsável e a saúde pública.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou nesta sexta-feira, 11, na Praça dos Girassóis, a 1ª Feira Estadual de Adoção Pet. A feira representou um passo importante para a conscientização e o combate ao abandono de animais, promovendo a adoção responsável e a saúde pública. Além da adoção, a feira também promoveu um Desfile Pet, com premiações para os três primeiros colocados.
A iniciativa foi organizada pelo Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Comitê Pró-Animais) e contou com o apoio de diversas Organizações Não Governamentais (ONGs), como Adota Palmas, Auquemia, Patinhas de Palmas, Recado Animal, Ausemiaus, Love Cats, Resgata Palmas e Adota Pets, além de empresas do segmento pet, como Cobasi, Bichinho Chick, Elite Pet, Armazém Pet e Pet Total.
O evento promoveu, além do desfile, atividades de conscientização sobre a adoção responsável e cuidados com animais de estimação. Houve também a exposição de produtos, distribuição de comedouros e bebedouros sustentáveis, e a participação de ONGs parceiras que incentivaram a adoção de cães e gatos.
Na abertura do evento, a secretária Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mônica Avelino Arrais, elogiou a iniciativa e reafirmou o apoio do governo a ações voltadas para a causa animal. A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, ressaltou que “o abandono de animais é também uma questão de saúde pública, já que o descontrole populacional de cães e gatos pode propagar doenças graves, como a raiva”.
O aposentado Jaime Ferreira Silva participou do evento desfilando com seu cãozinho, um Pinscher. “Este evento é ótimo, principalmente para nos divertirmos com nossos bichinhos”, afirmou.
A secretária executiva do Comitê Pró-Animais, Meriele Oliveira, destacou que a ação faz parte do Programa “Bicho não é Lixo”, desenvolvido em parceria com as ONGs. “O Governo do Tocantins, entendendo essa necessidade, organizou o evento em conjunto com as ONGs. Todos os animais cadastrados já estão com a saúde em dia, e alguns deles já foram castrados”, explicou Meriele. Ela adiantou ainda que a ideia é incluir a feira no calendário oficial do estado, com duas edições anuais.