Projeto ComViva da UFT faz integração entre sociedade e universidade por meio de ações voluntárias em Taquaruçu

Alunos de jornalismo da UFT produzem materiais e fazem o trabalho de assessoria de imprensa para projetos sociais apoiados pelo movimento Viva Vida Taquaruçu

 

O Projeto ComViva, iniciativa que promove a integração entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) do campus de Palmas e a comunidade de Taquaruçu, vem fortalecendo ações sociais por meio do voluntariado e da comunicação. Neste semestre, os alunos do curso de Jornalismo tiveram a oportunidade de participar ativamente de projetos como o Curso Circo Arte e Cidadania, realizado no Circo Social Os Kaco, e da tradicional Festa da Colheita da Jabuticaba de Taquaruçu em sua sexta edição. Além de acompanhar as atividades, os estudantes desenvolveram conteúdos jornalísticos e realizaram o trabalho de assessoria de imprensa para os eventos.

 

Estudantes de jornalismo da UFT do Projeto ComViva no Curso de Circo Arte e Cidadania, no Circo Social Os Kako, em Taquaruçu (TO). (Foto: Emanoel Maciel)

 

Estudantes de jornalismo da UFT do Projeto ComViva na Festa da Colheita da Jabuticaba de Taquaruçu, em Taquaruçu (TO). (Foto: Geovana Farias )

 

As ações do ComViva são apoiadas pelo movimento Viva Vida Taquaruçu, que há anos atua na região com iniciativas de inclusão social e educação. A participação dos alunos fortalece a comunicação entre as partes envolvidas, além de contribuir para a formação prática dos futuros jornalistas. “Ter esse contato mais próximo com a comunidade faz a gente perceber a importância da comunicação como uma ferramenta de transformação social”, afirma a aluna Lyvia, que participou das ações.

 

Durante a aula do Curso Circo Arte e Cidadania, os alunos puderam conhecer o trabalho artístico e pedagógico realizado com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Já na festa da colheita da jabuticaba, além de prestigiar a tradição local, eles registraram os momentos mais marcantes do evento e ajudaram na divulgação para a imprensa regional.

 

O projeto reforça o papel da UFT como promotora de cidadania e desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que proporciona aos alunos vivências que vão além das salas de aula. As ações continuam a inspirar parcerias entre a universidade e a comunidade, construindo pontes que conectam conhecimento acadêmico e práticas sociais.

Confira o site do Vida Viva Taquaruçu para mais informações sobre o movimento social.

https://vidavivataquarucu.org/?authuser=1&hl=pt

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.