A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), comunicou no último dia 06 de Dezembro, a renovação do contrato de patrocínio com a fabricante e fornecedora de material esportivo Nike.
De acordo com informações divulgadas, o contrato terá vigência até 2038 e o valor a ser pago corresponde a 100 milhões de dólares (608 milhões de reais) por ano.
Thiago dos Passos, CEO da 8 Sport Capital, profissional especialista em estruturação de projetos de capital e entidades esportivas, explica que: “Os contratos de patrocínio são uma grande fonte de diversificação de receitas dos clubes de futebol. De forma geral têm prazo de 1 a 2 temporadas. As marcas dos patrocinadores são expostas nas propriedades disponíveis nas camisas dos clubes. As casas de apostas figuram entre os 10 maiores patrocinadores do futebol brasileiro, seguido dos bancos, instituições financeiras e outras marcas comerciais”, afirma.
Até o momento, o contrato é considerado a maior renovação da CBF e também das seleções. “Os contratos de patrocínios quando antecipados por meio de projetos de capital podem solucionar o descompasso do fluxo de caixa que os clubes sofrem ao longo da história do calendário esportivo”.