Encontro de Gestores Municipais da Assistência Social teve 398 inscritos de 119 municípios tocantinenses.
O Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) realizou o Encontro de Gestores Municipais de Assistência Social nos dias 24 e 25 de fevereiro em Palmas. O evento contou com 398 inscritos entre prefeitos, secretárias municipais e técnicos da área de assistência social de 119 cidades do Tocantins.
O segundo dia do Encontro contou uma série de painéis expositivos em que as equipes técnicas da Setas tiveram a oportunidade de se apresentarem aos participantes e explanarem sobre as diferentes áreas da pasta. Logo após a ministração dos conteúdos iniciaram-se as rodas de conversa dando oportunidade para perguntas e trocas de experiências.
Gestores Municipais
A Capacitação continuada e assessoramento técnico das equipes de trabalho da política de Assistência Social são responsabilidades dos governos federal e estadual e a importância de experiências como as vividas nos dois dias de encontro pode ser percebida nos depoimentos dos participantes.
A secretária Municipal de Assistência Social e Primeira-Dama de Barrolândia, Eliene Vieira, está na gestão pela primeira vez e falou sobre a experiência de participar dos dois dias de treinamento: “Nem eu nem meu marido temos experiência com gestão, tudo é muito novo para nós, então, encontros como esses são onde temos oportunidade de buscar conhecimento e levar para o nosso município. Tiramos muitas dúvidas, mas sei que na prática outras viram e agora conheço a equipe da Setas e sei onde podemos buscar ajuda”. Afirmou a secretária municipal.
Quem também está começando na gestão municipal da Assistência Social é a secretária de Santa Fé do Araguaia, Erinete Altamira. Sobre a experiência de participar do Encontro de Gestores ela comenta: “Para mim que estou começando agora esse aprendizado será essencial. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado pela iniciativa, foi tudo maravilhoso”. Elogia Erinete.
Já a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Aparecida do Rio Negro, Ana Cláudia Gorosthides é uma gestora experiente, administrou a pasta do seu município de 2013 a 2020 e agora volta pela terceira vez, apesar dos anos de trabalho na área ela explica: “Mesmo com o pequeno conhecimento que já tenho sempre tem novas portarias, novos sistemas e precisamos de constante atualização. Além disso, minha equipe é nova e estão todos aqui comigo para aprender e se aperfeiçoar.” Declara a gestora.