Medida possibilita a travessia de pessoas de forma gratuita entre os municípios de Aguiarnópolis/TO e Estreito/MA, garantindo a mobilidade da população impactada após o desabamento da ponte JK.
O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR), renovará o contrato das embarcações conhecidas como voadeiras, responsáveis pela travessia hidroviária gratuita entre os municípios de Aguiarnópolis/TO e Estreito/MA, com o objetivo de garantir a continuidade do serviço essencial para a mobilidade da população após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A manutenção da travessia, iniciada em janeiro, compõe as ações emergenciais implementadas pelo governador Wanderlei Barbosa para minimizar os impactos causados na região.
Outras ações
Entre as medidas contínuas adotadas pelo governador Wanderlei Barbosa para diminuir os impactos para os moradores da região do Bico do Papagaio, está a reestruturação de rotas alternativas por rodovias estaduais para o desvio de veículos, além de outras ações que visam reduzir os transtornos enquanto é aguardada a construção da nova ponte, localizada na rodovia BR-226, sob responsabilidade do governo federal.
Também foi encaminhado um Termo de Cessão de Uso para o governo federal, solicitando que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mantenha a estrutura das vias nos trechos das rotas alternativas até a conclusão da nova ponte, garantindo que sejam restabelecidos nas mesmas condições originais.
Travessia por balsa
No local, também está disponível o serviço de travessia por meio da balsa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que permite a travessia segura de veículos e pessoas entre os dois municípios. O serviço é gratuito para todos os usuários.