Na ocasião, Prefeito de Palmas lembra do papel dos pioneiros e homenageia outras lideranças.
Na manhã desta quinta-feira, 22, a Assembleia Legislativa do Tocantins promoveu uma sessão solene em celebração aos 36 anos da cidade de Palmas. O prefeito Eduardo Siqueira Campos subiu à tribuna para relembrar a história da capital e prestar homenagens a figuras importantes que contribuíram para seu crescimento.
Eduardo Siqueira Campos relembrou o trabalho do então presidente da Assembleia, Raimundo Boi, responsável por presidir os trabalhos e fazer a renúncia mais dura. “Miracema, reduto eleitoral de Raimundo Boi, já havia sido anunciada como capital provisória. Imagine o que é dizer aos seus eleitores que a capital seria Palmas. Mas ele o fez com grandeza, assim como fizeram os demais deputados, que renunciaram interesses particulares para entrar para a história e tornarem-se imortais para as futuras gerações.”
Ele citou o primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, que havia acabado de conquistar a autonomia de Taquaruçu do Porto, mas abdicou da independência do distrito para dar vida ao sonho de Palmas, idealizada por Siqueira Campos.
Eduardo também fez questão de agradecer às ex-prefeitas Nilmar Ruiz e Cinthia Ribeiro, presentes no plenário, reconhecendo a contribuição de ambas para a cidade. Ele ainda mencionou figuras históricas, como o ex-prefeito Odir Rocha, falecido em 2022.
“Não há como falar de Palmas sem reconhecer aqueles que sonharam e realizaram esta cidade”, disse.
Homenagens
Durante a solenidade, duas mulheres foram especialmente homenageadas por suas contribuições ao desenvolvimento de Palmas: Gabriela Siqueira Campos, secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, e Valtonia Gonçalves dos Santos, subprefeita da região do Taquari.
Valtonia Gonçalves foi reconhecida por sua dedicação ao desenvolvimento da região do Taquari, uma das mais populosas e desafiadoras de Palmas. Em seu discurso, Eduardo exaltou o empenho da subprefeita em transformar a realidade local e reforçou o papel da gestão pública na promoção da justiça social.
Ao final do discurso, Eduardo Siqueira Campos agradeceu à Assembleia Legislativa pela homenagem e reafirmou seu compromisso com a cidade. “Que todos os aniversários de Palmas sejam celebrados com avanços, com reconhecimento e com a consciência do tamanho da nossa história. Muito obrigado a todos”, concluiu.