Prefeitura de Palmas capacita produtores rurais da região do São João e Mariana sobre plantio de mandioca com transferência de tecnologia

Em breve capacitação chegará também para produtores rurais dos assentamentos Novo Progresso e Piabanha.

 

Vinte produtores rurais da região dos assentamentos São João e Mariana estiveram na manhã desta quarta-feira, 28, na unidade experimental da Fazendinha na Agrotins, para uma capacitação sobre mandiocultura, ministrada pelos técnicos da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi). Na ocasião aprenderam sobre produção de manivas, ou seja, quando utilizam pedaços de caule de plantas adultas saudáveis.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Serviços do Interior, Major Negreiros, a capacitação tem como objetivo incentivar o  pequeno  produtor a produzir mandioca numa  pequena área  e  de forma integrada.

“Nós fornecemos  assistência técnica, desde análise do solo,  transporte de calcário, radiação, e a produção da farinha, para que o produtor tenha em um pequeno espaço uma cultura integrada com as demais”, disse, acrescentando que os agricultores usarão a Casa da Farinha, para produção e comercialização do produtos com o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

“A capacitação sobre a cultura da maniva chegará também para produtores rurais dos assentamentos Novo Progresso e Piabanha”, assegurou Major Negreiros.

Visita Guiada

Durante a visita guiada, os produtores receberam orientações técnicas, sobre o plantio da mandioca, e como combater as pragas de forma eficiente e com eficácia de forma mecanizada e de baixo custo. Os produtores também conheceram os setores produtivos da unidade, desde a estrutura da agricultura, bovina-cultura, piscicultura, cultivo protegido, mudas, frutas, e, principalmente, o plantio de manivas.

O produtor rural Getúlio Vieira dos Santos disse que conhecer novas técnicas de plantio com transferência de tecnologia é uma experiência muito rica. “Eu respiro isso aqui, é uma oportunidade de produzirmos de forma sustentável e ainda ter uma renda com a produção de farinha”, concluiu.

Sentimento compartilhado pela produtora Elzirene Rodrigues dos Santos, que já trabalha com o plantio de mandioca, mas no sistema antigo sem acompanhamento técnico. “Muito gratificante estar aqui e poder contar com a assistência técnica da Prefeitura, e conhecer de perto o projeto do plantio de manivas”, disse.

O engenheiro agrônomo da Seasi, Luiz Machado, esclarece que a área de mandioca produzida na Fazendinha, tem um material de alta qualidade genética e fitossanitária. “Estamos produzindo nessa área e transferindo tecnologia aos  pequenos produtores para que eles tenham alta produtividade numa área pequena, tudo acompanhado pela nossa equipe de assistência técnica”, frisou.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.