Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 22 bilhões no comércio brasileiro

Presidente da Faciet destaca boas expectativas no Tocantins e alerta para consumo consciente.

O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 22,14 bilhões no comércio brasileiro este ano, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise. A estimativa é que cerca de 93 milhões de pessoas vão às compras, com gasto médio de R$ 238,00 valor que será direcionado, principalmente, à compra de roupas, calçados, cosméticos e perfumes.

No Tocantins, a expectativa também é positiva. O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, avalia que a data é estratégica para impulsionar o comércio local, principalmente nos setores de varejo e serviços. “Mesmo diante de desafios econômicos, os consumidores mantêm a tradição de presentear. É hora de apostar em boas ofertas e ações criativas para atrair o público”, afirma.

O pesquisa da CNDL aponta, no entanto, que 31% dos consumidores que vão às compras estão com contas em atraso, sendo que 71% estão negativados. Além disso, 28% admitem gastar além do que podem em datas comemorativas. Diante disso, Fabiano reforça a importância do planejamento. “Há formas de demonstrar carinho sem comprometer o orçamento. A Faciet recomenda cautela e compras conscientes, especialmente neste momento econômico”, destaca.

O estudo ainda mostra que 57% dos consumidores pretendem comprar os presentes em lojas físicas, especialmente em shoppings, centros comerciais e lojas de rua. No Tocantins, essa tendência se mantém, com destaque para o comércio local. Já o comércio eletrônico será a escolha de 36% dos entrevistados. Para 76% dos consumidores, a pesquisa de preços será essencial antes de concluir a compra.

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