Iniciativa estimula o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, aliando práticas pedagógicas ao cuidado com a saúde dos estudantes.
Promover a alimentação saudável no ambiente escolar tem sido a tarefa do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) “Descasque Mais e Desembale Menos”, desenvolvido nas unidades educacionais municipais de Palmas desde de 2023. A iniciativa estimula o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, aliando práticas pedagógicas ao cuidado com a saúde dos estudantes.
Conforme a pesquisa realizada pela acadêmica de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Júlia Torres, a análise de 70 relatórios e documentos da Divisão de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) evidenciou o impacto positivo do projeto nas escolas que participaram da iniciativa, destacando a integração das atividades ao cotidiano pedagógico e o engajamento da comunidade escolar.
O levantamento mapeou todas as regiões da Capital, com destaque para as unidades situadas nas proximidades de Taquaralto, que tiveram maior participação nos dois últimos anos, seguida pelas regiões Sul e Norte. O estudo observou ainda que, onde houve continuidade da participação, foi possível perceber maior envolvimento das famílias e fortalecimento das práticas de alimentação saudável no dia a dia das crianças.
Expansão do projeto
Mesmo diante de desafios, o Projeto “Descasque Mais e Desembale Menos” demonstra potencial para ser ampliado em toda a rede municipal, especialmente com o apoio técnico e institucional para fortalecer sua execução. De acordo com Júlia Torres, foi possível observar que reforçando as estratégias de divulgação junto às unidades educacionais o projeto pode ser expandido e a adesão aumentar, consolidando assim, a EAN como política pública integrada à educação. Para a pesquisadora, o Projeto “Descasque Mais e Desembale Menos” segue como exemplo de que, quando incorporado ao cotidiano das escolas, a alimentação saudável se torna uma aliada da aprendizagem, estimulando hábitos que podem transformar a saúde e o futuro de crianças e famílias em Palmas.
“Realizar essa pesquisa foi uma experiência extremamente significativa, pois me permitiu dar visibilidade a um projeto essencial, que precisa ser valorizado e fortalecido dentro das unidades educacionais. A pesquisa nasceu a partir do meu estágio na Divisão de Alimentação Escolar da Semed. O que reforça ainda mais a importância da integração entre universidade, prefeitura e comunidade local. Essa conexão não apenas contribui para o aprimoramento das ações de educação alimentar e nutricional, como também enriquece profundamente minha formação profissional”, contou entusiasmada.
Parceria
A participação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no acompanhamento e análise do projeto contribui para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes na área da alimentação escolar. “Além de gerar dados técnicos que fortalecem a gestão, a parceria valoriza a formação de futuros profissionais comprometidos com a transformação social e com o desenvolvimento regional”, finaliza o coordenador da Alimentação Escolar da Semed, Rodrigo Miranda.