Em ação de fiscalização, Agência de Metrologia apreende mais de 210 produtos irregulares no comércio

Equipe técnica visitou 18 empresas na região central do Tocantins visando atender a legislação vigente para comercialização de produtos certificados.

 

 

 

 

Tanto para as empresas, quanto para os consumidores, é de extrema importância a atuação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que visa garantir qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos oferecidos nos estabelecimentos comerciais no Estado.

 

Em ação na região central, nas cidades de Pium, Nova Rosalândia e Conceição do Tocantins, a equipe técnica da área da Qualidade e Avaliação da Conformidade da Agência visitou 18 estabelecimentos comerciais e fiscalizou 2.482 produtos certificados, que em sua maioria devem ter o Selo Inmetro. Durante a ação fiscalizatória de rotina, foram apreendidos 213 itens, sendo 153 adaptadores, 34 isqueiros e 26 panelas metálicas. Todos com a ausência do Selo Identificação da Conformidade Inmetro.

 

 

 

 

Qual a importância da fiscalização da área de Qualidade

Regulamenta e fiscaliza diversos setores, visando proteger o consumidor e promover um ambiente de negócios justo e seguro.
A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, o qual atesta que o produto cumpre os requisitos das Normas ou Regulamentos Técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco. Esses produtos são fiscalizados pela Agência de Metrologia no momento da sua comercialização e, por isso, devem conter a marca do Inmetro. Dentre os produtos certificados estão panelas, brinquedos, eletrodomésticos, eletroportáteis, dispositivos elétricos, extintores de incêndio, entre outros.

 

O presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa destaca que “o trabalho da área de Qualidade da Agência é fundamental para a harmonia nas relações comerciais de consumo, especialmente por proporcionar credibilidade à sociedade”, informa o gestor da pasta.

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