Em Dianópolis, Governo do Tocantins promove conferência regional de políticas públicas para mulheres

Evento integra etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional e reúne lideranças, coletivos sociais e representantes municipais da região sudeste do Tocantins.
 
O município de Dianópolis recebeu nesta sexta-feira, 4, a Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), em parceria com a Superintendência de Políticas para as Mulheres do município. A ação tem como objetivo discutir os principais desafios enfrentados pelas mulheres tocantinenses e construir estratégias que promovam a equidade de gênero e o fortalecimento dos direitos das mulheres.

Reunindo representantes de secretarias municipais, coletivos sociais, lideranças políticas e instituições da região, a programação contou com a palestra magna da advogada Gizella Bezerra, presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica no Tocantins (ABMCJ) no Tocantins, que trouxe reflexões fundamentais sobre os desafios enfrentados pelas mulheres. “Estamos falando de direitos que não são privilégios, mas garantias constitucionais que ainda não chegam a todas. Precisamos avançar na escuta, na atuação institucional e no enfrentamento das desigualdades estruturais”, ressaltou a palestrante.

A diretora de Políticas para Mulheres e Relações Sociais, Terezinha Aquino, representou a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, e destacou a importância do momento. “A participação de vocês, mulheres, nesta conferência é fundamental para debater e fortalecer políticas públicas. Cada proposta construída aqui reflete as necessidades das mulheres da região, fortalecendo o caminho para políticas públicas efetivas”, afirmou.

Durante a programação, a ouvidora de Novo Alegre, Poliana Gonçalves da Cruz, recebeu, junto à prefeita Ivanilda Maria Queiroz, o kit institucional da Ouvidoria da Mulher da SecMulher. A entrega do material, que inclui conteúdos informativos e aparelho celular, para ajudar e fortalecer a rede de apoio às mulheres do município, ampliando os canais de denúncia, acolhimento e encaminhamento.

No período da tarde, as participantes se dividiram em grupos de trabalho, que debateram sete eixos temáticos prioritários: Violência contra a mulher; Saúde da mulher; Empoderamento econômico e autonomia; Direitos das mulheres e igualdade de gênero; Educação e cultura; Saúde mental; e Direito ao território e sustentabilidade. Ao final, os grupos apresentaram propostas construídas de forma coletiva. A conferência foi encerrada com a eleição das delegadas que representarão a região nas etapas estadual e nacional.

A última etapa das conferências regionais ocorrerá na próxima terça-feira, 08 de julho, no município de Pedro Afonso, reunindo representantes da região centro-norte do Tocantins.

A conferência faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília, sob coordenação do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). A etapa estadual acontecerá em Palmas, no dia 20 de agosto.

Participação regional e presença de autoridades

Além das secretárias e diretorias municipais da Mulher e representantes da sociedade civil, estiveram presentes na conferência: o prefeito de Dianópolis, José Salomão, o vice-prefeito do município, Hormides Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Lívia Patrícia Georgina, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Valdson Ferreira, a conselheira do Conselho Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (CEDIM), Stella Bueno, a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Dianópolis, Miralice Cordeiro, a vereadora de Dianópolis, Edna Vieira, a prefeita de Novo Alegre, Ivanilda Pereira.

A conferência teve abrangência regional, envolvendo os municípios de: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, São Valério da Natividade, Taguatinga e Taipas do Tocantins.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.