Ação teve como objetivo vistoriar a operação e o uso dos recursos hídricos nas barragens elevatórias Terra Negra, no Rio Formoso, e Eixo Ponte, no Rio Urubu.
Equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizaram nesta semana uma visita técnica às barragens elevatórias Terra Negra, no Rio Formoso, e Eixo Ponte, no Rio Urubu, ambas localizadas no município de Lagoa da Confusão. A ação teve como objetivo vistoriar a operação das barragens e o uso dos recursos hídricos na região da Bacia do Rio Formoso.
No início da semana, a equipe técnica de outorga e fiscalização esteve no local acompanhada por representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Comitê de Bacia. Na quarta-feira, 2, o presidente do Naturatins, Cledson Lima, esteve presente nas visitas, acompanhado pelo diretor de Gestão e Regularização Ambiental, Rodrigo Sávio, pelo gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Mateus Chagas, e pelo fiscal ambiental Erivaldo Martins.
O gerente Mateus Chagas reforçou a importância da atuação intensificada do órgão neste ano na região da Bacia do Rio Formoso, especialmente diante do cenário de estiagem, que se inicia. “Temos realizado um intenso trabalho na região para subsidiar decisões judiciais e garantir segurança hídrica. Estamos acompanhando de perto a coordenação dos trabalhos que envolvem as barragens, que é fundamental para deliberações importantes para a região”, explicou.,
Na oportunidade, a equipe do Naturatins também dialogou com representantes da Associação dos Produtores do Vale do Rio Urubu (Avau), da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) e da Associação do Rio Formoso. As discussões trataram da regularização dos usos da água e do fortalecimento das ações de fiscalização e gestão compartilhada dos recursos hídricos.