Tocantins abre estande na 25ª Fenearte com protagonismo de artesãos indígenas e tradicionais

Feira segue até 20 de julho em Olinda (PE) e reúne expositores de todo o Brasil com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) que tiveram apoio da Secult para participação no evento.
 
Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o estande do Estado foi oficialmente aberto nesta quarta-feira, 9, durante a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Considerada a maior feira do segmento na América Latina, a Fenearte reúne artesãos de todo o país até o dia 20 de julho, promovendo a diversidade cultural brasileira e incentivando a economia criativa.

O estande do Tocantins ocupa 38 m² e apresenta uma amostra expressiva do artesanato regional, com destaque para peças feitas com capim-dourado, fibras de buriti, sementes, madeira e cerâmica tradicional do povo Karajá. Representando diferentes regiões e povos do Estado, os artesãos foram selecionados por meio de edital público e contam com o suporte da Secult, que viabiliza transporte, hospedagem, montagem e apoio técnico durante toda a feira

Para o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, participar da Fenearte é fortalecer não apenas a economia criativa, mas também reafirmar o artesanato como uma das expressões mais potentes da identidade tocantinense. “Estar aqui é uma forma de dar visibilidade ao nosso fazer tradicional e de ampliar as oportunidades para os nossos artesãos. É cultura que gera renda, movimenta redes e conecta histórias”, avaliou destacando o apoio do Governo Wanderlei Barbosa em prol do setor cultural.

Durante a programação da feira, o secretário também encontrou-se com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a vice-governadora, Priscila Krause Branco; e a prefeita de Igarassu (PE), professora Elcione Ramos, reforçando laços institucionais entre os estados.

Já o secretário dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente, celebrou a presença dos povos indígenas na feira e destacou a representatividade do estande. “Estamos expondo artesanatos que vieram diretamente das Terras Indígenas — capim-dourado, fibras de buriti, as bonecas Ritxòkò do povo Karajá. Tudo isso está sendo mostrado na maior feira da América Latina, o que nos enche de alegria e orgulho”, declarou.

Participação

Representando o Conselho Estadual de Política Cultural (CPC/TO), o artesão e artista plástico Elpídio Neto descreveu a participação como uma experiência transformadora. Para ele, a presença na Fenearte vai além da exposição de produtos. “É a chance de conectar nossa arte com o Brasil e o mundo. Aqui estamos com nossa identidade, nossa ancestralidade e o nosso fazer tradicional, mostrando o valor de tudo aquilo que produzimos com tanto zelo”.

A coordenadora-geral do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Daniela Vasconcelos, acompanhou a abertura do estande e ressaltou a importância da atuação conjunta entre estados e Governo Federal. Segundo ela, a presença dos estados em uma feira como a Fenearte reforça a efetividade das políticas públicas. “O programa só faz sentido porque caminha junto com os estados. Ter essa representatividade nacional aqui mostra a força da produção artesanal brasileira como um todo”.

Representatividade

A artesã indígena Terezinha Tk Xerente, da Aldeia Porteira, em Tocantínia, chamou atenção dos visitantes com suas peças em capim-dourado e contou que se sentiu acolhida. “É muito bom mostrar nosso trabalho aqui. As pessoas se interessam, fazem perguntas, querem entender nossa história. Isso nos valoriza e nos fortalece”, contou.

Também estiveram presentes a secretária-executiva da Secult, Valéria Kurovski; a coordenadora do PAB no Tocantins, Núbia Cursino; a diretora de Fomento e Proteção da Cultura da Sepot, Milene de Souza; a servidora da Gerência de Economia Criativa da Secult, Lorrany Cantuario; e os conselheiros do CPC/TO Valdirene Gomes dos Santos, titular no segmento de Cultura Tradicional, e Raimundo da Silva de Oliveira (conhecido como Ray Silva), titular de Cultura Popular.

Fenearte

A Feira é organizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.

Mais informações sobre a programação e os expositores podem ser conferidas no perfil oficial do evento no Instagram: @fenearte

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.