A 19ª edição do FGT celebra os ingredientes do cerrado, impulsiona a economia local e surpreende moradores e visitantes que encontram na culinária uma expressão de identidade e afeto
Em sua terceira noite, o 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) confirma seu papel como grande vitrine para a culinária da Capital e do Tocantins. Para muitos visitantes, o evento é considerado parada obrigatória no calendário turístico anual. O festival recebe o público até este domingo, 7.
O professor universitário Bruno Nunes trouxe o namorado, Jamie Divine, nascido em Miami (EUA), para experimentar a culinária tocantinense e brasileira pela primeira vez no Festival. Divine afirma que se surpreendeu com o evento e com as pessoas, que carregam um espírito hospitaleiro. “Todos são gentis e abertos e essa comida é um exemplo disso. Comida boa feita por diferentes pessoas, raças, idades e diferentes lugares”, declarou.
O reflexo do movimento é sentido também nas pousadas e restaurantes locais, que registram ocupação elevada durante todos os dias do evento.
Cozinha Show e Encontro de Gigantes
Um dos espaços preferidos do público é o Cozinha Show, que apresentou a grande final do Encontro de Gigantes, entre os chefs de cozinha Josué Amorim e Maria Célia Rabelo. Todos os concorrentes são vencedores de antigas edições do FGT e, ao longo desta edição, disputaram o desafio apresentando os temas entrada, prato principal e, neste sábado, sobremesa. Sobre os critérios de avaliação, os jurados reforçaram a importância de aliar técnica e autenticidade em cada receita. O resultado e a premiação serão divulgados no domingo, 7.
A pensionista Analice dos Anjos acompanha Jimmy pela TV e adorou as dicas da apresentação “Eu já usava o vinho, mas aqui descobri que não posso usar o vinho suave. Aprendi técnicas simples que, com certeza, vou tentar fazer em casa”, declarou.
Empreendedorismo local
Nos bastidores, o FGT também transforma a realidade dos empreendedores da Capital. A empresa do casal Jessica e Guilherme Gonçalves foi aberta em maio e ter a oportunidade de expor em um festival desse porte significa ampliação dos negócios e dos clientes. Guilherme elogiou a organização e disse que o festival valoriza o empreendedor que investe na cidade. “A projeção é participar ano que vem com certeza, junto com outras empresas locais, que podem também agregar ao evento”, finalizou.