As ações são realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária de Participações Investimentos e Parcerias, a Tocantins Parcerias, em parceria com o Poder Judiciário, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref/Corregedoria-Geral da Justiça), além das prefeituras municipais e Cartórios de Registro de Imóveis.
O aposentado Lorival Alves de Sousa, morador de Piraquê e um dos 66 beneficiados, expressou a alegria de finalmente conquistar o documento da sua casa após mais de três décadas de espera. “Temos muito a agradecer a todos que colaboraram para essa entrega. Depois de 33 anos, agora sou dono de verdade”, celebrou.
Já a diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros, ressaltou o impacto social dessa política pública. “A regularização fundiária é uma ferramenta estratégica que transforma vidas, fortalece municípios e propõe cidades mais justas e organizadas. Parabéns a todos que hoje vão sair daqui com o seu documento de direito e de fato”, destacou.
O coordenador do Nupref, juiz Jordan Jardim, reforçou o alcance das ações em todo o Estado. “Esse é o documento que assegura segurança jurídica às famílias, junto com dignidade e cidadania. Hoje o convênio já alcança 116 municípios tocantinenses”, pontuou.
Ações de regularização fundiária
Além das entregas, as equipes sociais da Tocantins Parcerias, em conjunto com o Nupref e servidores municipais, estão realizando o cadastramento social dos moradores de Santa Rita do Tocantins, entre os dias 16 e 18 de setembro, com a previsão de cadastrar 140 famílias.
O trabalho segue nas próximas semanas com atendimentos nos municípios de Crixás nos dias 22 e 23 e em Oliveira de Fátima nos dias 24 e 25 de setembro, com previsão de mais de 280 cadastros.
Com essas ações, o Governo do Tocantins reafirma seu compromisso em levar cidadania e desenvolvimento urbano para todo o Estado, reduzindo desigualdades e garantindo o direito à moradia para milhares de famílias tocantinenses.