Indivíduo é investigado por assassinatos em Palmas e na Bahia e foi capturado com várias porções de drogas.
Conforme explica o delegado Alexander Pereira da Costa, responsável pela ação, o indivíduo, que integra uma facção criminosa de atuação nacional, estava escondido em uma casa em uma região de chácara, próximo a saída para Porto Nacional. Ele foi localizado pela equipe da 1ª DENARC durante uma ação de inteligência. Ao ser surpreendido, o indivíduo que estava armado com uma pistola, calibre .40, municiada com 15 cartuchos intactos, ainda tentou fugir, mas foi alcançado e contido pelos policiais civis.
Vasta quantidade de substâncias entorpecentes
Durante a busca, realizada no interior da residência onde “pula-pula” estava, os oficiais investigadores localizaram e apreenderam, além da pistola .40, dezenas de porções de cocaína embaladas em saquinhos plásticos e dezenas de cápsulas preenchidas com a droga, além de tabletes da droga.Também foram apreendidas balança de precisão, pedras de crack, porções de skunk (conhecida popularmente como supermaconha) e outros insumos do tráfico.
Crimes em Palmas e fuga para a Bahia
O delegado Alexander ressalta que o homem já era investigado pela Denarc, por tráfico de drogas. Ele também estava sendo monitorado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em razão de um homicídio praticado na Capital no mês de novembro do ano passado e teve sua prisão decretada.
“Ciente de que estava sendo procurado por homicídio aqui em Palmas e que havia um mandado de prisão contra ele, o indivíduo fugiu para a cidade de Irecê, na Bahia, onde foi abrigado por faccionados daquele estado”, disse o delegado. Na cidade baiana, ele intensificou suas atividades criminosas, sendo que teria praticado ainda outro homicídio na cidade de Xique-Xique.
Fugas na Bahia
Durante sua estadia na Bahia, o suspeito conseguiu fugir de duas operações policiais deflagradas pela Polícia daquele estado. “Em uma das tentativas de prisão, o comparsa desse indivíduo acabou sendo morto em confronto com os policiais baianos ao tentar resistir a prisão e trocar com os policiais. Já em outra ação, novamente pula -pula, fugiu, e um outro criminoso que o acompanhava acabou preso”, disse o delegado.
Extensa ficha criminal e alta periculosidade
A autoridade policial destaca ainda que em todas as fugas, tanto no Tonantins, quanto na Bahia, o homem preso hoje estava sempre portando armas com alto poder lesivo, o que indica o grau altíssimo de periculosidade. “Trata-se de um indivíduo extremamente perigoso que sempre estava armado e disposto a resistir à prisão e, se preciso, entrar em confronto com a Polícia”, frisou.
Retorno para Palmas
A autoridade policial ressalta ainda que a ação de hoje foi deflagrada depois que o setor de inteligência da 1ª Denarc obteve informações de que o homem teria retornado para Palmas a fim de continuar a comercialização de drogas na Capital. Com base nas informações, as equipes intensificaram o monitoramento do investigado e, por volta das 16h30, uma equipe da 1ª DENARC, conseguiu efetuar a captura do mesmo.
O delegado Alexander pontua ainda que a arma encontrada em poder do indivíduo estava completamente carregada e com uma munição na câmara, o que demonstra sua intenção de resistir à prisão. “Graças a rápida intervenção dos policiais civis, o indivíduo não teve tempo para fazer uso da pistola que portava, pois a arma já estava preparada e a pronto emprego”, destacou.
Desse modo, o homem foi conduzido até a sede da 1ª Denarc onde foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Na ocasião, também foi dado cumprimento ao mandado de prisão em aberto por homicídio em desfavor do investigado.