A picape diesel mais barata do Brasil: Os segredos da Fiat Titano

Finalmente a Fiat tem uma picape média para chamar de sua no Brasil. Após anos de sucesso de Strada e Toro, a marca quer agora pegar carona nas boas vendas dos modelos menores, para apostar em um dos segmentos mais movimentados do mercado.

Porém, vale um contexto: a Titano não é tão Fiat assim, já que sua origem vem da Changan Kaicene F70. De uma parceria entre a chinesa e a extinta PSA, nasceu a Peugeot Landtrek, que chegou a ser cogitada para o Brasil. Na Stellantis, porém, a marca Fiat fala mais alto por aqui entre as picapes e, assim, veio a Titano.

A Fiat Titano estreia em três versões: Endurance, (R$ 219.990), Volcano (R$ 239.990) e Ranch (R$ 259.990) – com a qual tivemos um primeiro contato.

A picape média da Fiat tem aparência bastante genérica, culpa de um projeto que nasceu compartilhado entre diferentes marcas. Não há qualquer relação de estilo com os demais modelos da Fiat, a não serpelos logos e pela “bandeira da Itália” na grade dianteira. As rodas também são exclusivas, sejamos justos.

No mais, tudo é exatamente como na Peugeot Landtrek: faróis e lanternas, maçanetas (exageradamente grandes), para-choques e o interior. Até mesmo os leds verticais ao lado da grade, que na Peugeot figuram como os “dentes de sabre” presentes em todos os modelos da marca, permaneceram na Fiat.

Por dentro, apenas o logotipo do volante é substituído pelo da Fiat. Todo o restante é exatamente igual ao da Landtrek, com linhas claramente vindas de um Peugeot, como os botões centrais, que imitam teclas de piano – solução da francesa. No geral, é um desenho limpo e bonito, mas há pontos de alerta, como a alavanca de câmbio, os botões dos retrovisores e os comandos do ar-condicionado, que são antiquados.

O quadro de instrumentos também deixa a desejar: há uma pequena tela central colorida de 4,2 polegadas, rodeada por elementos analógicos. Já a central multimídia tem 10 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay (ambos apenas via cabo) e um HD interno de 10 Gb para arquivos diversos. No caso da central, o funcionamento é lento e o layout denuncia a origem chinesa da Fiat Titano.

 

Equipamentos da Fiat Titano

Entre os equipamentos, a picape média da Fiat oferece, desde a versão Endurance, piloto automático com limitador de velocidade, controle de descida, assistente de reboque, assistente de partida em rampa e volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade.

 

Na versão Ranch, há a multimídia já citada, faróis e lanternas de leds, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360°, faróis automáticos, sensores de chuva, ar-condicional digital bizona, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de saída de faixa.

Não há qualquer sistema de auxílio à condução (ADAS), como ACC, frenagem automática, correção em saídas de faixa, faróis altos automáticos ou alerta de tráfego cruzado traseiro. Nada disso. Também não há carregador de celulares por indução, que é oferecido como um acessório de concessionária para a Titano.

Espaço e capacidades não são problemas para a picape. Há conforto para até cinco pessoas, já que o túnel central traseiro é baixo. Atrás há também saídas de ar-condicionado e porta USB do tipo A.

Para bagagens, a Titano promete o maior espaço de caçamba ente a concorrência: 1.314 litros. Porém, o volume é apenas para a versão Endurance, que não tem o protetor. Nas demais versões, equipadas com ele, o espaço cai para 1.109 litros – ainda bom e na média da concorrência. A capacidade de carga também não foge das demais picapes médias, com 1.020 kg. A capacidade de reboque é de 3,5 toneladas.

 

Motor da Fiat Titano

A Titano é equipada com motor 2.2 turbodiesel, que é o BlueHDI já utilizado no Ducato, mas com 180 cv e 40,8 kgfm – isso nas versões Volcano e Ranch, com câmbio automático de seis marchas. Na Endurance, que tem câmbio manual de seis marchas, o torque cai para 37,7 kgfm.

Um ponto de atenção é que a picape tem potência abaixo da média do mercado. Só é maior que das versões de entrada de Ford Ranger (170 cv) e Nissan Frontier (163 cv), mas, repetindo, que têm potência reduzida apenas nas versões mais baratas. Em todas as Titano, a tração pode ser 4×2 traseira, 4×4 ou 4×4 com reduzida.

De acordo com a Fiat, as versões automáticas vão de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, tempo que sobe para 14,7 segundos com câmbio manual. O consumo da Titano, também segundo a marca, é de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada nas automáticas, e de 9,6 km/l em ambos os ciclos na manual.

 

Como anda a Fiat Titano

Embora os números pareçam satisfatórios na ficha técnica, em movimento a Titano mostra que sente falta de potência e torque. Em saídas ou retomadas, há um grande esforço para ganho de velocidade, mas pouco ganho real, isso apesar do bom trabalho do câmbio, que tem trocas satisfatórias e sem trancos. O pedal do freio, por sua vez, poderia ser um pouco mais sensível, enquanto a direção, que é hidráulica, poderia ser mais direta e pesada.

O ponto crítico é a suspensão, que faz a picape pular e trepidar em excesso, além de um insistente balanço lateral, seja no asfalto ou na terra. Em velocidades mais altas na terra, a suspensão mostra o curso curto e dá pancadas secas em valetas ou elevações.

A Titano passa a ser responsabilidade da engenharia brasileira da Fiat, que já fez ajustes para seu lançamento por aqui. Porém, a picape mostra que ainda tem a amadurecer para brigar com modelos consagrados. E que seus preços menores não são um simples acaso, mas necessários.

 

Veredicto – Ela é mais barata, mas tem motivos para isso. Deve em tecnologia, motor e acabamento.

 

Ficha Técnica – Fiat Titano Ranch
Preço: R$ 259.990
Motor: diesel, turbo, long., 4 cil., 2.179 cm3, 16V, 180 cv a 3.750 rpm, 40,8 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4×4
Suspensão: duplo A (diant.), feiche de molas (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Direção: hidráulica, 14 m (diâm. de giro)
Pneus: 265/60 R18
Dimensões: compr., 533 cm; largura, 222,1 cm; altura, 189,7 cm; entre-eixos, 318 cm; peso, 2.150 kg; tanque, 80 l; caçamba, 1.109 l; capac. de carga, 1.020 kg; capac. de reboque, 3.500 kg
Desempenho: 0 a 100 km/h, 12,4 s (Dado de fábrica).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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