Serão distribuídas mudas de tingui, jamelão, ingá, grudento, ipê roxo, gonçalo-alves, açaí, fava de bolota, fruto de tucano, curiola, buriti e mangaba.
Nesta sexta-feira, 7, em alusão a Semana do Meio Ambiente do Estado, o Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realiza a partir das 8h30, ação de distribuição de mudas de árvores nativas do Cerrado no Parque dos Povos Indígenas, em frente ao estacionamento da Energisa, na Capital.
Serão distribuídos cerca de duas mil mudas de 12 espécies do Cerrado que foram cultivadas no viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL) pelos brigadistas da Brigada Gavião Fumaça em parceria com técnicos do Instituto Perene, que possui um termo de Cooperação Técnica com o Instituto. Além de mudas também produzidas pela brigada na Área Preservação Ambiental (APA) Lago de Palmas. Cada pessoa poderá retirar até dez mudas.
Plantar árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais, pois promove proteção natural, estabilidade do solo, conforto térmico, redução da poluição e preservação dos cursos d’água. Por isso, é uma das principais recomendações para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Entre as mudas que serão distribuídas estão as de tingui, jamelão, ingá, grudento, ipê roxo, gonçalo-alves, açaí, fava de bolota, fruto de tucano, curiola, buriti e mangaba.