A cartilha tem a proposta de auxiliar nas informações de boas práticas sanitárias e de biosseguridade para garantir o crescimento do setor.
Com o objetivo de orientar os piscicultores e os interessados em ingressarem no setor aquícola, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) lança a cartilha digital intitulada Orientações Sanitárias para o Cultivo de Tilápias em Sistemas Intensivos no Tocantins. A elaboração do conteúdo contou com a colaboração da Secretaria da Pesca e Aquicultura e a Embrapa Pesca e Aquicultura. A diagramação foi realizada pela assessoria de comunicação da Adapec.
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAA), Elias Mendes, o material educativo vai ajudar a levar orientações importantes aos piscicultores. “Vai colaborar para promover a conscientização dos produtores rurais e empresários do setor sobre boas práticas sanitárias e de biosseguridade, que visam fortalecer uma produção segura e sustentável”, ressaltou.
“Esperamos que o produtor atualize seus conhecimentos sobre os cuidados sanitários necessários em uma piscicultura e que isso o estimule a implementar sempre melhorias na sua produção”, destacou a pesquisadora da Embrapa, Patrícia Oliveira Maciel Honda.
Entre os principais tópicos abordados estão: prevenção à doença ISKNV em tilapicultura; boas práticas de produção com ênfase na sanidade e na biosseguridade; monitoramento e observações diárias; controle de vetores e pragas; manejo sanitário e registro sanitário da produção.
A cartilha está disponível no site da Adapec, basta clicar no link: https://central.to.gov.br/download/381868