“A segurança de sites de e-commerce é essencial para evitar ataques e proteger dados”
Na última sexta – feira, 18, a influenciadora digital Virgínia Fonseca, anunciou por meio do Instagram que o site da sua loja virtual We Pink foi alvo de ataque hacker.
A advogada Manuela Oliveira, especialista em Direito Digital e sócia do escritório Marques & Oliveira Advogados, explica que: “A segurança de sites de e-commerce é essencial para evitar ataques e proteger dados. Para evitar invasões, recomendamos 5 passos: Certificado SSL para criptografar dados. Autenticação de dois fatores (2FA), adicionando uma camada extra de segurança. Atualização de software e patches de segurança para corrigir vulnerabilidades. Monitoramento e testes de vulnerabilidades regulares. Uso de firewalls e sistemas de prevenção e intrusões (IPS). Essas medidas preventivas reduzem os riscos e garantem a segurança da operação online”.
Um relatório desenvolvido pela Psafe comprovou que o Brasil está entre os cinco países do mundo que mais sofrem ataques virtuais ransomware, afetando os setores da educação (615%), saúde (594%) e varejo (264%).
Moniche de Sousa, advogada especialista em Direito Digital, explica algumas medidas judiciais que podem ser tomadas assim que o ataque for identificado. “O primeiro passo é o registro do Boletim de Ocorrência na delegacia especializada em crimes cibernéticos para formalizar a ocorrência e iniciar a investigação. A vítima pode também ajuizar uma ação civil para obter reparação de danos materiais e morais”.