Ativistas de um grupo de defesa dos direitos dos animais vandalizaram o primeiro retrato oficial do rei Charles III atualmente em exposição numa galeria de Londres.
O grupo de campanha Animal Rising postou um vídeo em seus canais de mídia social nesta terça-feira (11) mostrando dois ativistas usando um rolo de pintura para colar dois cartazes sobre o retrato do monarca.
O público pode visitar gratuitamente o retrato do monarca que está em exibição na galeria Philip Mold, no centro de Londres, até 15 de junho.
A pintura, que é o primeiro retrato oficial do rei Charles como monarca, causou polêmica quando foi oficialmente revelada no início deste ano. O artista Jonathon Yeo retratou o rei contra um fundo de pinceladas vermelhas, provocando reações mistas.
Os ativistas cobriram a cabeça do rei com uma placa do personagem de desenho animado britânico Wallace, da série de comédia “Wallace e Gromit”. Um balão de fala foi então colado na pintura com a seguinte legenda: “Sem risadinha, Gromit, veja toda essa crueldade nas fazendas da RSCPA”.
A ação foi concebida para chamar a atenção para um relatório do grupo, divulgado no domingo (9), que descreveram como uma “investigação contundente” em 45 fazendas asseguradas pela instituição de caridade de bem-estar animal, a Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.
No seu site, a Animal Rising descreve-se como uma organização não violenta, que faz campanha por uma “transição urgente para um sistema alimentar sustentável e justo baseado em plantas”, e afirma que o esquema RSPCA Assured encobre “a crueldade em escala industrial”.