“Podemos dizer que estamos vivendo uma transformação na indústria de jogos que já vimos em outros setores como o automobilístico, com fechamento de empresas” – diz especialista.
Recentemente funcionários da empresa estúdio Raven Software, que atua no desenvolvimento de jogos eletrônicos da modalidade Call Of Duty, abriram uma queixa contra a Activision comprovando negociação de má fé e alteração nos termos do contrato de trabalho proposto.
Layla Rodrigues, advogada especialista em games e e-Sports, ressalta que: “Antes de mais nada entender que nos EUA, a existência dos sindicatos é diferente da do Brasil. Nos EUA o sindicato somente entra numa empresa, se houver a adesão da maioria dos funcionários da empresa ou do setor. Então quando você ouve que um sindicato foi formado numa determinada empresa, isso significa que a mesma não está respeitando os contratos constituídos com seus funcionários ou que a conversa entre funcionários e a empresa já não está mais fluindo como deveria”.
Inicialmente a ação faz parte de uma iniciativa trabalhista no setor de games, em razão do alto número de demissões que vêm ocorrendo no setor ao longo do ano de 2024. “Dito isso, um ponto importante é que o cenário de jogos não está diminuindo, mas a existência de novas tecnologias e a cobrança para que uma pessoa faça o que duas ou três faziam, têm reduzido o número de funcionários. Portanto, podemos afirmar que estamos vivendo uma transformação na indústria de jogos que já vimos em outros setores como automobilístico, com fechamento das empresas” – analisa Layla.