Campanha de vacinação contra brucelose para bezerras entre 3 e 8 meses de idade encerra dia 30 de junho

A vacina é obrigatória e deve ser declarada na Adapec até o dia 10 de julho. É importante ressaltar que não haverá prorrogação do prazo.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), orienta os produtores rurais para que vacinem até o dia 30 de junho, todas as bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose. A vacinação é obrigatória e o produtor deve declarar o ato até o dia 10 de julho no município onde consta sua ficha de movimentação.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozório, explica que para realizar a declaração, o produtor deve apresentar a nota fiscal do produto e atestado de vacinação.

“A vacina é o meio mais eficaz de prevenir esta doença, evitar prejuízos econômicos e proteger os animais e a saúde humana, uma vez, que a doença é uma zoonose e pode ser transmitida ao homem,” ressalta Carolina Silveira recordando que a vacinação só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec.

 

Brucelose

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos por meio de contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.