Iniciativa, integrante do projeto Todas Fortes, proporcionou apoio e serviços essenciais aos quilombolas da região.
A Caravana Todas Fortes por Elas, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), esteve nesta quinta-feira, 6, no Quilombo Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza. O evento iniciou com a apresentação cultural do grupo Maculelê, que trouxe toda a energia e tradição da dança do quilombo. Foi um começo marcante que envolveu todos os presentes, celebrando a diversidade e a riqueza cultural da comunidade.
O projeto das caravanas tem como missão levar ações de bem-estar, saúde, cidadania e sensibilização para aldeias; quilombos e zonas rurais. Ele busca promover o empoderamento feminino, fortalecer a participação das mulheres na vida política e social; melhorar o acesso a serviços de saúde, capacitar para o mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a importância da caravana Todas Fortes por Elas durante a visita ao Quilombo Barra da Aroeira. “Estamos muito felizes em trazer essas ações para esta comunidade. Nosso objetivo é empoderar as mulheres, promover a cidadania e garantir que todas tenham acesso a serviços essenciais de saúde e bem-estar. O Governo do Estado está comprometido em alcançar a população mais carente e proporcionar essas melhorias”, concluiu.
“É com grande satisfação que acolhemos a caravana em Santa Tereza, especialmente no quilombo Barra da Aroeira. Este projeto é vital para fortalecer nossa comunidade, oferecendo suporte e oportunidades às mulheres. Agradeço a todos os envolvidos por sua dedicação e compromisso com o nosso povo”, pontuou o prefeito de Santa Tereza, Antônio da Silva Campos.
O encerramento da ação deu início a uma série de atividades e serviços disponibilizados ao longo do dia, incluindo palestras sobre violência doméstica, comercialização de mandioca e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), orientação sobre crédito rural e aposentadoria rural. Houve ainda atendimentos médicos, emissão de carteiras de identidade e carteiras de artesão, além de oficinas de temperos e produção de quiboa.
Além da SecMulher, a ação tem como parceiros o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins); Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Secretaria da Cultura (Secult); Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Prefeitura Municipal de Santa Tereza; Conab; Óticas Buritis; Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Menezes & Czapski Advocacia.