As instruções vão durar três dias e visam qualificar as participantes para resgate seguro de vítimas em diferentes situações e espaços.
As principais técnicas usadas nas ocorrências de Salvamento em Altura vão compor a grade do Curso Elas Nas Alturas, que começa na próxima terça-feira, 23, e vai contemplar apenas mulheres. As instruções vão ser executadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio do 1º Batalhão de Bombeiros, com conclusão no dia 26, para 12 candidatas inscritas.
Durante os três dias, quatro bombeiras militares, duas policiais militares e seis funcionárias da Energisa vão aprender a como ter a acesso resgata a vítima usando apenas cordas, nós e amarrações, ancoragens, ascensão e descensão, auto-resgate, resgate de vítimas, uso de macas e sistemas de tirolesa.
“A ideia do curso é ter um grupo de mulheres pronto, que saiba como agir e resgatar com segurança alguém que esteja em situação de risco em altura. Para tanto, estabelecemos na grande os principais conteúdos e locais que vão ajudar na formação das candidatas”, explicou o tenente-coronel Rafael Menezes, instrutor do curso e comandante do 1º Batalhão.
Em geral, segundo o tenente-coronel Menezes, as mulheres inscritas já atuam no dia a dia com situações envolvendo trabalhos em altura ou relacionados à segurança. “Esperamos acrescentar com as técnicas usadas por nós em muitas situações”, completou o comandante.
As aulas vão acontecer em diferentes locais em Palmas, a exemplo do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, numas das torres de energia (DMSL) da Energisa, e na própria sede da concessionária de energia (405 Sul), sempre das 8h às 17h. Na sexta-feira, a conclusão vai acontecer às 12h.