A nova carteira de identidade está disponível no Tocantins desde o dia 12 de janeiro. De lá pra cá, cerca de 6 mil pessoas já solicitaram o documento. O objetivo é que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) substitua o Registro Geral (RG).
Os Institutos de Identificação estão atendendo cerca de 800 pessoas por dia. Em Palmas, Araguaína e Gurupi o atendimento é feito mediante agendamento. As vagas serão liberadas toda sexta-feira, a partir das 14h.
A novidade é que documento traz o CPF como número exclusivo para identificar os cidadãos. A ideia é unificar nacionalmente o documento que antes era feito individualmente em cada um dos estados.
Como emitir o CIN
Para ter acesso ao documento em Palmas é necessário fazer o agendamento através do site da SSP. Feito isso, basta ir a um dos Institutos de Identificação no estado levando a certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF.
De acordo com a secretaria, toda sexta-feira, a partir das 14h, são liberadas novas vagas para atendimento em Palmas.
Nas demais cidades do Estado, o interessado pode procurar os núcleos de identificação com a certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).
Como é o CIN
O CIN tem um visual mais limpo e com menos informações. O documento terá:
- O nome completo da pessoa, que pode ou não ser seguido pelo nome social
- O CPF
- Data de nascimento
- Prazo de validade
- Data e local de emissão
Também haverá um QR Code que dá acesso à versão digital do documento onde podem ser incluídos dados como Carteira Nacional de Habilitação, título de eleitor e carteira profissional por exemplo.
Para que essas informações constem na CIN é preciso levar os documentos originais no momento de fazer o documento.
Quem precisa emitir?
A população não tem obrigação de trocar a carteira de identidade neste momento. O atual modelo do RG ainda vale até 28 de fevereiro de 2032.
Assim, o cidadão pode ir trocando o documento antigo pelo novo aos poucos, sem correria.
Quanto vai custar?
A primeira via do CIN é gratuita. Quem tem o RG atual também não vai pagar pela troca.
O governo do Tocantins ainda não definiu quanto deve cobrar pela emissão da segunda via da nova carteira de identificação.
Qual o prazo de emissão do CIN?
O prazo para emissão do novo documento é de 10 dias na capital e 30 dias no interior do estado.