O evento contou com 30 atividades presenciais em 2025 e mais de 800 participantes; e já está no calendário oficial da cidade.
O Dia Mundial da Criatividade (WCD) em Palmas, comemorado durante três dias, contou com a participação de estudantes e da comunidade, e foi marcado por uma intensa jornada de inovação e expressão criativa. O evento reuniu mais de 30 atividades presenciais, incluindo oficinas de aquarela, palestras sobre inclusão e criatividade na Amazônia. Com 400 inscritos e um público total de mais de 800 participantes, a iniciativa se destacou como um importante espaço de troca de conhecimento e valorização da diversidade criativa na região, ganhando, inclusive, destaque nacional.
O WCD, proclamado oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, acontece anualmente no mês de abril, de forma descentralizada, com atividades gratuitas organizadas por lideranças criativas nas cidades. O objetivo é incentivar o pensamento criativo e valorizar a criatividade em todas as suas formas, seja nas artes, nas ciências, nos negócios ou na vida cotidiana.
O evento também foi marcado pela segunda edição da intervenção artística no ponto de ônibus da Avenida Tocantins, em Taquaralto, que foi revitalizado com um grafite do artista Sandro Rios. A ação criativa trouxe mais cor, vida e significado para a rotina dos moradores, reforçando a conexão da cidade com o maior movimento de criatividade global.
Confirmado no calendário de 2026, o evento terá sua 3ª edição em Palmas, sob uma nova liderança criativa, alinhada à visão do movimento de oportunizar o protagonismo para cada vez mais pessoas. “Acredito muito na potência do WCD como uma ferramenta de transformação para Palmas. Meu interesse em ser uma agente que colabora com o desenvolvimento da cidade é algo antigo, e sigo comprometida com esse propósito. Continuo atuando na comunidade, dando apoio e contribuindo para que essa nova liderança, que é, inclusive, uma indicação minha, tenha todas as condições de manter esse movimento vivo e pulsante na nossa cidade”, finaliza Raquel.