Competição reunirá em Anápolis/GO, atletas de seis estados e do Distrito Federal.
Os atletas tocantinenses disputam nos dias 6 e 7 de abril, no ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis/GO, a fase regional do Campeonato Brasileiro de Judô. A delegação estadual é formada por 59 atletas e participação dos judocas conta com o apoio do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju).
A delegação estadual é também formada por seis treinadores, dois árbitros, fisioterapeuta, além de representantes da Secretaria de Estados dos Esportes e Juventude e Instituto Federal do Tocantins (IFTO). As disputas envolverão atletas do Tocantins, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com realização da Federação Goiana.
A competição em Anápolis marcará a estreia da Melissa Queiroz, em disputas no regional do Campeonato Brasileiro. “As minhas expectativas são grandes, já que treinei bastante. Estou muito ansiosa. Vai ser legal representar o Tocantins pela primeira vez. Conto com a torcida de todos”, disse a jovem atleta de 11 anos.
A fase regional também marcará o retorno de Gabriel Brito aos tatames, após 10 anos. “Para mim é uma mistura de sentimento, de felicidade, de nostalgia em poder representar o Estado. Os resultados serão consequências dos treinos. A gente busca o melhor, já que estamos nos preparando há um ano”, disse o atleta.
O chefe da delegação, Luiz Sergio Papa, reforçou a importância da competição para os atletas tocantinenses. “É o primeiro degrau para quem quer a classificação para o Campeonato Brasileiro. O Brasil é dividido em quatro regiões e fazemos parte da região 4. Quem classifica nessa etapa, estará habilitado para o Campeonato Brasileiro Final, onde cada categoria será em um estado diferente. É o primeiro passo para os atletas que querem galgar degraus maiores”, explicou.
Para o presidente da Federação Tocantinense de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), Ton Pacheco, a competição move expectativas e sonhos de cada um desses atletas. “O atleta quer ganhar o municipal, depois o estadual e quem sabe classificar para um regional e para uma fase final de um Brasileiro. Temos vários atletas tocantinenses que já foram campeões brasileiros regionais. Assim, já começa a sonhar com uma Seleção Brasileira e alçar outros voos. Com o apoio da Secretaria dos Esportes e Juventude, estamos impulsionando o nosso judô”, disse.