A partir desta segunda-feira, 11, de agosto, os cidadãos terão acesso a um canal direto para reportar demandas de zeladoria e se envolver em consultas públicas importantes para a cidade.
A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, em parceria com a govtech Colab, lança uma nova plataforma digital para estreitar o relacionamento com a população. A partir desta segunda-feira, 11 de agosto, os moradores terão acesso a um aplicativo e portal web que tornam a gestão mais transparente, eficiente e colaborativa.
O Colab é uma solução digital multicanal já utilizada por diversas cidades brasileiras para promover uma comunicação mais direta e acessível entre governo e população. A ferramenta, compatível com diferentes sistemas operacionais e acessível via web, aplicativo ou WhatsApp, coloca os cidadãos no centro de várias decisões e melhorias para o município.
Na área de zeladoria urbana, por exemplo, será possível registrar e acompanhar demandas como a manutenção da iluminação pública, garantindo mais agilidade e transparência na solução dos problemas. O sistema organiza as informações de maneira geolocalizada, o que facilita a gestão das demandas e permite respostas mais ágeis por parte das secretarias municipais. Além disso, a plataforma atenderá de forma integrada diferentes setores da administração pública, potencializando a eficiência na prestação dos serviços.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, ressalta que essa iniciativa é um passo importante para aproximar a gestão da população. “A tecnologia está a favor do cidadão, facilitando o acesso a serviços essenciais de forma rápida. Isso representa o nosso compromisso com a modernização da gestão, a transparência e, principalmente, com a participação da comunidade nas decisões do município. Seguiremos avançando, com responsabilidade e inovação, para tornar Paraíso uma cidade cada vez mais eficiente, inclusiva e conectada com as necessidades das pessoas”.
A secretária de Gestão, Planejamento e Inovação Tecnológica, Ingrid Rebelo, explica que a inclusão de serviços na plataforma será feita de forma gradativa. “A iniciativa reflete o esforço da gestão municipal em modernizar processos, ampliar o atendimento e oferecer soluções cada vez mais práticas para o dia a dia da comunidade”.
Além de ser um canal para serviços, a prefeitura a utilizará para realizar consultas públicas sobre temas estratégicos. A primeira grande pauta será a mobilidade urbana, onde os moradores poderão opinar sobre a possível mudança de sentido nas Avenidas Bernardo Sayão e Castelo Branco. A plataforma também será usada para a coleta de sugestões para o Plano Plurianual (PPA), permitindo que a população ajude a definir as prioridades de investimento para os próximos anos.
Outro destaque da plataforma é a inclusão, com um recurso que traduz os conteúdos simultaneamente para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
“A gente sempre acreditou que a voz do cidadão é o que realmente transforma a cidade. Com o Colab, essa voz não fica só em uma tela: ela vira uma lâmpada acesa na rua, um buraco tapado, uma decisão que a comunidade ajudou a tomar. É essa a nossa missão: fazer a participação popular se traduzir em resultados visíveis, na prática”, afirma Alexandre Simões Estrela, Diretor de Negócios e Projetos do Colab.
Com o lançamento, Paraíso do Tocantins se alinha a outras cidades do Estado, como Palmas, que já adotam soluções semelhantes. A medida reforça o compromisso do município com a inovação e o uso de ferramentas digitais para construir o futuro da cidade em conjunto com a comunidade.
Como baixar o app Colab – Sou Cidadão
No Android: Acesse a Play Store, busque por “Colab” e toque em “Instalar”.
No iPhone: Vá até a App Store, procure por “Colab” e clique em “Obter”.
Na web: Acesse www.colab.com.br/sou-cidadao
Cadastre-se com CPF e e-mail, escolha sua cidade e participe das decisões da sua comunidade!
Sobre o Colab
O Colab é uma govtech fundada em 2013 por Gustavo Maia e Paulo Pandolfi com o objetivo de digitalizar e modernizar a gestão pública, promovendo a participação cidadã. A plataforma permite que cidadãos reportem problemas urbanos, participem de consultas públicas e acessem serviços essenciais de forma totalmente digital.
Com uma tecnologia versátil e adaptável, o Colab pode digitalizar qualquer tipo de serviço público, incluindo zeladoria, adoção e castração de pets, solicitação de alvarás para eventos em espaços públicos, pré-matrícula escolar e agendamento de vacinas, entre muitos outros. Utilizando inteligência artificial e análise de dados em tempo real, a startup auxilia prefeituras e órgãos públicos a tomarem decisões mais assertivas, contribuindo para uma administração mais eficiente, ágil e transparente.
Mais informações: colab.com.br