Os resultados das inspeções serão divulgados no decorrer dessa semana.
O Comando de Ações de Defesa Civil (CODEC) e Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizaram, no mês de fevereiro, quatro dias de inspeções para elaboração de mapeamentos geológicos nas regiões de Taguatinga-TO e Lavandeira-TO. O estudo foi feito devido ao alto índice de chuvas torrenciais nesta época do ano, aumentando a preocupação com os perigos advindos dessa situação, sendo necessário realizar uma avaliação sobre o risco geológico na região. A divulgação dos resultados obtidos durante a inspeção está prevista para essa semana.
“Este risco resulta da combinação entre a probabilidade de ocorrência de um evento adverso de natureza geológica e a magnitude de suas consequências socioeconômicas”, explicou o Gerente de Assistência Humanitária e Operações da Defesa Civil Estadual, Aspirante a Oficial, Kalleb Andrade.
A próxima etapa será a divulgação dos resultados para que se possam identificar com mais precisão as causas dos fenômenos observados e tomar as medidas necessárias para preservar o equilíbrio ambiental das regiões estudadas e prevenir futuras ocorrências. A expectativa é de que as informações obtidas contribuam para a implementação de ações de prevenção e mitigação dos riscos geológicos identificados, visando à segurança e bem-estar das comunidades locais.