Proposta foi apresentada à comunidade na terça-feira, 24; encontro foi realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Taquaralto.
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano (Sempu), realizou nesta terça-feira, 24, uma reunião de apresentação do novo projeto de requalificação urbana da Avenida Tocantins. O encontro foi realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Taquaralto (ACIT), no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, no setor Santa Fé.
Essa foi a primeira discussão do novo projeto que deve ser finalizado nos próximos encontros, após o prefeito Eduardo Siqueira Campos determinar a criação de uma comissão de comerciantes e técnicos da Prefeitura para finalizar o projeto e iniciar o processo de execução das obras.
Eduardo Siqueira Campos destacou o compromisso da sua gestão com a região sul da Capital. “Vocês nunca receberam a exata proporção daquilo que pagam. Por isso estamos aqui. Para reconhecer, ouvir e agir. O que importa é essa história viva que a gente constrói juntos”, afirmou.
Para a comerciante e moradora da região sul da Capital Solange Maria Alves o novo projeto agradou a comunidade. “Fiquei muito feliz ao olhar este projeto. Era exatamente assim que a gente precisava. Estou lutando há muito tempo, junto com outros comerciantes, por essa mudança na nossa avenida”, comentou.
Rotatória
Uma das mudanças previstas inclui a rotatória da BR-010 que dá acesso à Avenida Tocantins. A equipe técnica da Sempu definiu um projeto com a participação de representantes do comércio, que inclui uma terceira faixa de chegada nos dois sentidos da rotatória. A faixa irá melhorar o fluxo para quem precisa entrar na Avenida Tocantins sem passar pela rotatória, reduzindo o congestionamento no local.
Ciclofaixa e Estacionamento
O projeto também prevê uma travessia mais segura de pedestres com faixas elevadas e estabelece ainda a mudança da ciclofaixa da Avenida Tocantins para a Rua 13. A via passará a ser de mão única, criando mais fluxo e fortalecendo também pontos comerciais da região.
O projeto arquitetônico também prevê mudanças em outras vias paralelas à Tocantins, como as avenidas Palmas e Perimetral que vão receber bolsões de estacionamento, abrindo novos espaços para carga e descarga, além de faixas de pedestre mais seguras.
Associação Comercial
Representantes da Associação Comercial e Industrial de Taquaralto (Acit) também aprovaram o projeto e agora vão acompanhar possíveis ajustes junto à equipe técnica da Prefeitura de Palmas. “Vamos agora nos reunir e entender os próximos passos, mas tudo que foi dito nos deixou muito esperançosos. Creio que será um projeto que vai atender o que precisamos. Agradeço a todos por ter ouvido os comerciantes”, disse o presidente da associação, Sidney Mota Barros.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, o próximo passo é definir possíveis ajustes finais junto com os comerciantes e moradores e a audiência pública com a participação do Ministério Público. “É um compromisso do prefeito Eduardo Siqueira Campos fazer tudo com a participação da população. Em breve, vamos finalizar as próximas discussões e encaminhar para a licitação”, destacou Dimas.