Construção civil em alta aquece mercado de iluminação em Palmas

Com crescimento acima da média nacional, Tocantins se destaca no setor e impulsiona novas tendências em projetos luminotécnicos.

 

 

 

O setor da construção civil em Palmas vive um momento de expansão que está movimentando outros segmentos diretamente ligados ao desenvolvimento urbano. Entre eles, o mercado de iluminação vem se destacando com aumento nas vendas e surgimento de novas tendências, impulsionado pela demanda crescente de obras residenciais e comerciais. Esse cenário tem atraído a atenção de empresas especializadas, que enxergam no atual momento uma oportunidade para consolidar novos padrões de eficiência e inovação.

De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Tocantins figura entre os cinco estados brasileiros que mais criaram empregos formais na construção civil em 2025. Entre janeiro e abril deste ano, o estado registrou crescimento de 8,5% no setor, com saldo positivo de 1.119 novos postos de trabalho. Esse desempenho coloca o Tocantins como o segundo melhor da região Norte, atrás apenas de Roraima, que lidera o ranking nacional com crescimento de 13,8%.

No panorama nacional, a construção civil criou 135 mil novas vagas no mesmo período, representando um avanço de 4,73%. Ou seja, o crescimento tocantinense foi quase o dobro da média brasileira. Esses números refletem um setor aquecido, onde a geração de empregos se traduz em maior número de obras em andamento, movimentando cadeias produtivas diversas, entre elas a de iluminação, que se tornou essencial na concepção de ambientes modernos e sustentáveis.

Com o aumento da demanda, lojas e distribuidoras especializadas em Palmas têm registrado elevação significativa nas vendas de produtos voltados para eficiência energética, como lâmpadas de LED inteligentes, sistemas automatizados de iluminação e projetos luminotécnicos personalizados. Além de atender às necessidades estéticas, essas soluções vêm ao encontro da busca por economia de energia, um diferencial cada vez mais valorizado por construtoras e consumidores.

Danilo Brentini, representante da empresa MyLeds em Palmas, afirma que o momento é de otimismo para o setor. “Estamos acompanhando de perto o crescimento da construção civil na capital e percebemos que cada obra nova traz consigo a preocupação com iluminação moderna e sustentável. A procura por soluções inteligentes tem crescido de forma consistente, e acreditamos que esse movimento deve se intensificar nos próximos meses, com destaque para tecnologias que unem praticidade, economia e design”, destacou.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.