O corpo do vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de 57 anos, foi retirado do rio Tocantins na manhã deste domingo (29). Ele e a esposa Elizangela Santos das Chagas, de 50 anos, estavam em uma caminhonete que caiu da ponte JK, na divisa entre Tocantins e Maranhão, e ficou presa a 35 metros de profundidade.
O casal estava junto há mais de 30 anos e tinha oficializado a união dois dias antes do acidente. No momento do desabamento da ponte eles viajavam para Palmas (TO) onde passariam as festas de fim de ano com parte da família.
O corpo do vereador foi reconhecido pela família e oficialmente identificado pelo Instituto Médico Legal de Araguaína durante a tarde. Pablo Vinicius Gomes Taveira Carneiro, filho de Ailton, agradeceu o trabalho da equipe de buscas e disse se sentir aliviado pelo resgate do corpo do pai.
“O sentimento hoje é de alívio. A gente fez um momento com todas as forças de segurança, as instituições, as agências, como uma forma de agradecer pelo empenho, pelo cuidado conosco, pelo carinho que nós temos recebido durante esses quase oito dias aqui. E o sentimento agora é de alívio, de gratidão a Deus, de gratidão a todos aqueles que estão envolvidos nessa operação”, afirmou Pablo.
Os corpos de ambos tinham sido encontrados na quinta-feira (26) por um mergulhador do Corpo de Bombeiros do Tocantins. A caminhonete em que eles estavam ficou presa embaixo de uma carreta no fundo do rio. O corpo de Elizangela foi resgatado na noite de sexta-feira (27) após se desprender e surgir na superfície do rio.
O casal será sepultado no Cemitério Municipal Santa Cecília, em Itinga (MA), na segunda-feira (30).
O resgate do corpo de Ailson só ocorreu neste domingo (29) devido à complexidade da ação, que só foi possível após a chegada de novos equipamentos que permitiram os mergulhadores atingirem maiores profundidades e ficarem mais tempo na água, além de medir o risco de novos desabamentos.
O corpo dele foi removido no fim da manhã por equipes da Marinha, que conseguiram retirá-lo abrindo a porta do carro.
A ponte JK desabou na BR-226, entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), no dia 22 de dezembro. Conforme atualização da Marinha do Brasil, enviada às 13h44 deste domingo (29), dez mortes foram confirmadas (incluindo Ailton e Elizangela) e sete pessoas continuam desaparecidas. Além destas vítimas, um homem foi resgatado com vida.