Do turismo noturno ao neuroinclusivo: os comportamentos que criam tendências de viagem

Pesquisa revela as principais tendências que devem transformar o turismo nos próximos anos.

Entre julho e agosto de 2024, o Booking.com, site especializado em reservas de hotéis e passagens aéreas, realizou uma pesquisa com mais de 27 mil pessoas de 33 países diferentes para descobrir os próximos passos do turismo mundial.

As tendências de viagem previstas para 2025 mostram como o comportamento dos consumidores afetam o mercado. O interesse por experiências que driblam mudanças climáticas e as limitações da idade, assim como a inclusão de públicos geralmente deixados de lado, são os principais pontos de interesse dos viajantes.

Viajantes trocam o dia pela noite

A pesquisa constatou que muitos viajantes vêm mostrado interesse em atividades noturnas. Por diferentes motivos, mais de 60% dos  brasileiros entrevistados pelo Booking.com querem visitar lugares com céus mais escuros.

O interesse por eventos astronômicos sai na frente, motivado pelo calendário de eclipses solares e até chuva de meteoros de 2024. Observar estrelas e constelações, presenciar fenômenos cósmicos raros e participar de roteiros astronômicos guiados são os maiores atrativos.

Vale mencionar que 2025 também será um ano cheio para os amantes de astronomia. Eclipses, conjunções planetárias, superluas e cometas devem ser vistos de diversos pontos do planeta até o final de dezembro.

O turismo noturno também cresce devido às altas temperaturas. 57% dos participantes do estudo querem fugir do calor, enquanto 67% buscam evitar os raios UV.

Slow travel, bem-estar e relaxamento

A correria do dia a dia fazem com que os viajantes procurem por experiências de slow travel, um conceito que estimula o turismo sem pressa para aproveitar a cultura e a beleza natural dos destinos, bem como tempo de qualidade solo ou entre amigos e família.

Os retiros focados em longevidade vêm crescendo cada vez mais. Dentre os serviços que esses estabelecimentos oferecem, vibração corporal, terapias de luz infravermelha, crioterapia e tratamentos de células-tronco são os mais cobiçados.

As respostas do público masculino também chamaram atenção, mostrando que relaxamento e conexões são prioridades para os homens. 32% disseram que viajam para deixar o estresse da rotina de lado, ao mesmo tempo em que 29% estão em busca de crescimento pessoal e saúde mental.

Além disso, 41% buscam novas amizades, 21% querem melhorar as habilidades sociais e 12% mostram interesse em viajar com amigos homens como forma de combater a solidão.

Experiência do início ao fim, começando já no aeroporto

Muitos brasileiros consideram o aeroporto como elemento decisivo para escolher os destinos de viagens (49%), com destaque para as experiências e instalações exclusivas que podem oferecer.

Os millennials e a geração Z são os líderes dessa tendência. A procura por hotéis cápsula, spas e restaurantes reconhecidos pelo Guia Michelin são alguns dos diferenciais que podem determinar os planos de viagens desse público.

Boa parte dos viajantes (74%) também afirmaram que gostariam de ter acesso a mais instalações no aeroporto antes do voo – como os lounges que oferecem comidas e bebidas à vontade, Wi-Fi e até banheiros com chuveiro.

Baby boomers preferem viajar do que deixar herança

Mesmo que metade dos brasileiros aleguem que preferem gastar dinheiro com a viagem dos sonhos do que deixar herança para a família, as pessoas mais velhas se mostram bastante dispostas a bancar toda ou parte da viagem de seus filhos ou outros parentes.

Os nascidos entre 1945 e 1964 gostam de aventura (18%) e querem sair da zona de conforto (38%). Passeios a cavalo (44%), escalada de montanhas (26%), passeios de canoa em rios (17%) e expedições em geleiras (15%) são as atividades mais desejadas.

Roteiros alternativos por meio da tecnologia

 

Turistas do Brasil encaram a tecnologia como uma ferramenta para encontrar experiências com mais autenticidade no que diz respeito a selecionar locais de visita e contribuir com o destino de maneira positiva. Isso faz com que a intenção de uso responsável dos meios tecnológicos seja maior.

26% dos entrevistados da pesquisa contaram que não pretendem marcar a localização dos lugares em que estão quando fazem postagens nas redes sociais. O motivo é manter a exclusividade e evitar aglomerações.

Com a ajuda das redes e de aplicativos focados em turismo, os brasileiros procuram por regiões com menos movimento para curtir as férias mais tranquilamente.

Neuroinclusividade

A neurodivergência é caracterizada pelo funcionamento cerebral que se difere daquilo que é considerado típico. Isso inclui condições como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia, autismo, etc.

Quase metade dos viajantes neurodivergentes (46%) relatam experiências de viagem negativas justamente em razão de suas neurodivergências. 56% acreditam que vários aspectos do turismo são limitados para pessoas do grupo.

Espera-se que a tecnologia ajude a diminuir essas barreiras. Quatro em cada cinco viajantes neurodivergentes têm interesse em buscar dados importantes em ferramentas de IA (Inteligência Artificial), incluindo informações de atrasos de voos e listas de espaços menos movimentados.

Ambientes sensoriais são cobiçados por 75% dessas pessoas, enquanto 79% querem mais opções capazes de bloquear ruídos ao longo da viagem.

Day use

O day use não aparece na pesquisa do Booking.com, mas a crescente procura por esse serviço no Brasil fala por si só.

A modalidade é oferecida especialmente pelas grandes redes hoteleiras, permitindo que qualquer pessoa desfrute de suas áreas comuns por um dia inteiro sem que haja a necessidade de pernoitar. Isso é ótimo para quem viaja a negócios ou busca por uma quebra de rotina.

Mais econômico do que a hospedagem tradicional, o day use possibilita que os usuários usem piscinas, áreas de entretenimento, academias e spas, além de atendimento diferenciado, descontos e brindes exclusivos.

day use e outras áreas litorâneas Brasil afora – chamam ainda mais atenção devido à proximidade com as praias. Os hotéis reservam áreas exclusivas para seus clientes direto na areia, com guarda-sóis, cadeiras, espreguiçadeiras, toalhas e outras mordomias do serviço de praia.

 

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