Em Belém, servidor do Governo do Tocantins é homenageado pela Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca

Gerente de Captação de Recursos da Sepea, Onivaldo da Rocha, recebeu homenagem por serviços prestados à categoria no Tocantins.

 

 

O Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), participa em Belém (PA), do Internacional Fishing Congress (IFC Amazônia), em Belém (PA). O evento acontece entre os dias 23 a 25 de abril, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e a Sepea apresenta projetos que fomentam a pesca e a aquicultura no Tocantins.

 

Antes do início do IFC Amazônia, o engenheiro de pesca e  gerente de Captação de Recursos da Sepea, Onivaldo da Rocha Mendes Filho, foi homenageado pelos serviços prestados à categoria no Tocantins, em uma cerimônia da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP-BR), durante a abertura do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep 2025).

Onivaldo é membro fundador da Associação dos Engenheiros de Pesca do Tocantins (AEP-TO), e vem trabalhando para fortalecer a engenharia de pesca por meio de sua atuação profissional e também no desenvolvimento de políticas públicas para o setor pesqueiro. “A Engenharia de Pesca é uma das profissões responsáveis pelo ordenamento pesqueiro e aquícola. É uma profissão que desenvolve e implementa sistemas de cultivo de pescado de forma sustentável, tecnológica e social”, destacou.

 

Palestra

O diretor de desenvolvimento da Aquicultura, Thiago Tardivo, palestrou nesta quarta-feira, 23, onde trouxe dados e falou sobre as políticas públicas desenvolvidas no Tocantins. “Hoje nós palestramos sobre as políticas públicas da Pesca Aquicultura com ênfase nas principais ações desenvolvidas pela Secretaria, com destaque para a Trilha da Pesca Aquicultura, o Censo Aquícola que nós vamos realizar, o Monitoramento Pesqueiro, as Unidades de Referência Tecnológica (URTs) e também falamos sobre todas as ações de capacitação, promoção e a nossa política da Pesca e Aquicultura, que é o nosso carro-chefe agora de trabalho para nós fazermos esse desenvolvimento e colocar o Tocantins aí entre os maiores produtores de pescado do Brasil”, explicou.

 

Expectativas

O secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, falou sobre a expectativa da participação do Governo do Tocantins no IFC Amazônia e destacou o papel fundamental que os setores têm no desenvolvimento sustentável da região.”Participar do IFC Amazônia é estratégico para o Governo do Tocantins, aqui dialogamos com governantes, setor produtivo e sociedade civil, reafirmando que pesca e aquicultura são pilares do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, ao aliarem geração de renda, segurança alimentar e proteção ambiental. Apresentamos um portfólio de iniciativas convergentes — o Programa Trilha da Pesca e Aquicultura, o Monitoramento Embarcado e do Pesqueiro, o Circuito Estadual de Pesca Esportiva e a reativação e construção de frigoríficos sustentáveis que integram assistência técnica, inovação, manejo responsável dos estoques e agregação de valor ao pescado. Viemos ao IFC Amazônia justamente para atrair investimentos, ampliar empregos e renda e, assim, transformar estas políticas em oportunidades concretas para os povos do Tocantins e de toda a Amazônia.”

Estande Sepea

Nesta quarta-feira, 23, a Secretaria da Pesca e Aquicultura recebeu centenas de visitantes em seu estande no primeiro dia de evento. Além de dar informações ao público, os técnicos da Sepea apresentaram projetos que foram desenvolvidos e outros que estão em desenvolvimento pela Pasta, e de distribuiu ainda materiais informativos.

 

Técnicos da Sepea apresentaram também quatro painéis, onde explicaram sobre o monitoramento de desembarque pesqueiro, políticas públicas para a aquicultura no Tocantins, diagnóstico dos Parques Aquícolas da Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE) e dados de boletins produzidos pela diretoria de desenvolvimento da Pesca.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.