Governador do Tocantins participou nesta terça-feira, 28, no Palácio do Planalto, da cerimônia de divulgação de resultados parciais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
”Diminuir todos os índices negativos de alfabetização foi possível estando todos nós juntos. Esse é um trabalho que orientamos, estou cada vez mais próximo dos municípios. Estabelecemos parcerias nas áreas da saúde, infraestrutura e educação, para trabalharmos juntos, diminuindo todos os problemas”, reforçou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, em sua participação nesta terça-feira, 28, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, da cerimônia de divulgação dos resultados parciais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Ainda durante sua fala na cerimônia, o governador Wanderlei Barbosa evidenciou seu contentamento pelo convite do governo federal. “Fico muito feliz pelo convite de vossa excelência [presidente Luiz Inácio Lula da Silva] e pela consideração que tem tido com os estados. Para nós, governadores, isso nos enche de alegria. A mesma coisa de quando um governador convida os prefeitos do seu Estado”, pontuou o Governador, que estendeu seu agradecimento aos gestores dos consórcios que o Tocantins faz parte, como o Consórcio Brasil Central e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
O evento, que reuniu governadores e secretários estaduais de educação de todo o país, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O governador Wanderlei Barbosa estava acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz; e do secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um programa do governo federal que estabelece metas anuais para garantir o direito à alfabetização a todas as crianças do país, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Para o Tocantins, foi estabelecida uma meta de 50% para o ano de 2024 e, até o final de 2023, o crescimento alçado foi de 44% das crianças alfabetizadas, com um aumento de cerca de 214% no comparativo com 2021. Com esse resultado, o Tocantins é o estado que mais evoluiu, alcançando o primeiro lugar no ranking do crescimento percentual entre as unidades da Federação.
O foco da política está em assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2° ano do ensino fundamental. O Indicador Criança Alfabetizada é calculado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir do alinhamento nacional dos dados coletados pelos estados e pelos municípios. O resultado parcial é resultado dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2023.