O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na manhã desta quarta-feira, 30, da Semana Integrada 2025/2, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Realizado no início de cada semestre, o evento de formação para educadores ocorre entre os dias 29 e 30, reunindo mais de 250 professores e tutores para alinhar metas, discutir ações e planejar o semestre letivo.
Na cerimônia de abertura do evento, o governador Wanderlei Barbosa reforçou que o Governo do Tocantins tem compromisso com a educação superior e destacou a prioridade da gestão em investir em educação para promover melhorias de infraestrutura e educacionais.
“A Unitins é a referência de ensino superior gratuito ofertado pelo Estado, queremos deixá-la sempre mais forte e qualificada para ofertar uma formação de qualidade. É muito importante que os educadores participem de eventos como esta formação para que possam atuar de forma integrada e atualizada no semestre. Desejo boas-vindas a todos os professores, que tenham um semestre de muito sucesso para continuarem formando profissionais que transformem o Tocantins em um lugar de prosperidade. Continuarei valorizando todos os professores, como no último concurso realizado, para trabalharem e construírem suas carreiras com dignidade”, ressaltou o chefe do Executivo.
O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, enfatizou que a Unitins tem recebido muito apoio do governador Wanderlei Barbosa para fortalecer cada vez mais a educação profissional. “Estamos nesse processo de formação, preparando os professores e qualificando com relação a princípios, valores e condutas da sala de aula dos cinco câmpus: Palmas, Paraíso, Dianópolis, Augustinópolis e Araguatins, além do TO Graduado. Também recebemos apoio quando se trata da estrutura física, como em Dianópolis que iremos entregar o câmpus devidamente equipado em novembro, sinal de desenvolvimento para a região sudeste, e estamos caminhando para a liberação da obra do câmpus de Augustinópolis. Aqui é o local para a população buscar novas oportunidades, então esse apoio é primordial para que possamos avançar”, afirmou o reitor.
Semana Integrada 2025/2
A Semana Integrada 2025/2 compõe o calendário oficial da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para a preparação de todo início de semestre letivo, promovendo a organização pedagógica com palestras e orientações para que professores e tutores retornem às aulas. Neste semestre, o evento ocorreu nos dias 29 e 30 de julho, reunindo educadores de todas as regiões onde a instituição está presente. Com o tema Unitins em conexão: excelência, inovação e compromisso social, o encontro marca o retorno das atividades com foco na formação continuada dos docentes diante dos desafios regionais e globais da educação superior. A vasta programação visa fortalecer a qualidade do ensino, aliando práticas pedagógicas modernas, uso de novas tecnologias e compromisso com o desenvolvimento local e regional.
“Este evento integra o professor, os servidores e a Universidade, faz com que a gente se sinta em uma cultura que a Universidade de sinta protagonista de um desenvolvimento regional e fomentar o desenvolvimento do Tocantins e da região Norte do Brasil”, expressou o professor do curso de Direito do câmpus de Palmas, Daniel Borges.
Rádio Unitins FM
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa participou da Rádio Unitins FM, que é transmitida ao vivo para 43 municípios, além das redes sociais. Durante a entrevista, ele aproveitou para reiterar seu compromisso com a educação. “A educação básica é o ponto inicial de formação de toda a sociedade, então estamos investindo na reforma de todas as escolas estaduais para garantir que a população chegue até o ensino superior fortalecida. Estamos com o compromisso de lançar uma obra por semana para fortalecer essa estrutura educacional e queremos chegar até o ano que vem com 55% em nível de alfabetização. Na Unitins, vamos entregar o câmpus de Dianópolis em novembro e estamos trabalhando para dar a Ordem de Serviço para a construção do câmpus de Augustinópolis. Queremos estruturas modernas e eficientes para atender os alunos e qualificá-los efetivamente para o mercado de trabalho”, assegurou o governador Wanderlei Barbosa.