Noventa minutos separam Espanha e França da final da Euro 2024. A boa notícia é que uma delas vai à decisão. Mas a má é que a outra terá que ficar de fora e se contentar em lutar pelo terceiro lugar. Nesta terça-feira (9), a partir das 16h (horário de Brasília), as duas seleções se enfrentam na primeira semifinal do torneio continental. O duelo será realizado na Allianz Arena, em Munique.
A Espanha, que busca o tetracampeonato, é dona da melhor campanha e do melhor futebol da Eurocopa até o monento. Passou com folga pela fase de grupos. Ao ganhar de Croácia (3 a 0), Itália (1 a 0) e Albânia (1 a 0), garantiu 100% de aproveitamento e a liderança da Chave B. Nas oitavas de final, superou a Geórgia com goleada de 4 a 1 e se qualificou para pegar a anfitriã Alemanha nas quartas. Em um duelo de tirar o fôlego, conquistou a vaga no apagar das luzes da prorrogação com vitória por 2 a 1.
A França, por sua vez, ainda deve um melhor desempenho. A invencibilidade, é bem verdade, persiste, mas o futebol não está à altura de quem é a atual vice-campeã mundial. No Grupo D, ficou em segundo lugar – vitória sobre a Áustria (1 a 0) e empates com Holanda (0 a 0) e Polônia (1 a 1). No primeiro mata-mata, fez 1 a 0 na Bélgica. Na sequência, empatou em 0 a 0 com Portugal e se qualificou para a semifinal com triunfo de 5 a 3 nos pênaltis. Les Bleus tentam a terceira taça de sua história.