Estudo revela que 57% dos gestores não conseguem reforçar cultura organizacional em suas equipes

Tema é destaque no Prêmio Ser Humano, que reconhece boas práticas de gestão de pessoas no Tocantins.

 

 

 

Reuniões longas, discursos motivacionais e valores emoldurados nas paredes não têm sido suficientes para manter a cultura viva dentro das organizações. Segundo estudo global da Gartner, que ouviu mais de 1.400 líderes de Recursos Humanos em 60 países, 57% dos gestores falham em reforçar a visão cultural em suas equipes. O estudo também aponta que 53% das lideranças não assumem, de forma efetiva, a responsabilidade de representar os valores organizacionais.

Essa realidade também reflete o cenário brasileiro, onde empresas enfrentam dificuldades em sustentar o engajamento das equipes em meio a mudanças aceleradas no mercado de trabalho. Mais do que investir em novas tecnologias, o grande diferencial competitivo está em criar ambientes de trabalho sólidos, baseados em valores consistentes e em uma cultura organizacional forte.

É nesse contexto que o Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Tocantins (ABRH-TO), traz a categoria Desenvolvimento. A modalidade reconhece projetos que transformam a cultura organizacional em prática concreta, valorizando iniciativas como gestão de mudanças, formação de lideranças, comunicação interna, educação corporativa e fortalecimento de equipes.

“A cultura organizacional é o que conecta pessoas a propósitos e dá sentido ao trabalho diário. Quando ela é fortalecida, cria ambientes saudáveis, prepara líderes e impulsiona resultados de forma sustentável. O Prêmio Ser Humano é uma oportunidade de dar visibilidade a quem já está transformando esse conceito em prática”, destaca Elizane Quirino de Freitas Allen, presidente da ABRH-TO.

Além do Desenvolvimento, a premiação contempla ainda as categorias Excelência Organizacional, ESG, Jovem, Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas no Tocantins e Personalidade de Destaque. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de outubro, exclusivamente pelo link: even3.com.br/premio-ser-humano-2025-abrh-to-595165.

A cerimônia de premiação acontece no dia 7 de novembro, em Palmas. Os vencedores do primeiro lugar em cada categoria também garantem a oportunidade de representar o Tocantins na etapa nacional, promovida pela ABRH Brasil em 2026.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.