O Fluminense respira aliviado, fora da zona de rebaixamento, após vencer o Cruzeiro e os tropeços de Corinthians e Vitória. Agora, com a pausa para a Data Fifa, o Tricolor volta sua atenção para o confronto contra o Flamengo. O Clube das Laranjeiras pode ter retornos de jogadores, que estavam no departamento médico, importantes para essa partida.
O maior ganho que pode acontecer para o Fla-Flu é Thiago Silva. Após ter se lesionado contra o Atlético-MG no Maracanã, o jogador chegou a jogar no sacrifício na Arena MRV, mas ficou de fora da partida contra o Cruzeiro. Com a pausa para a Data Fifa e o próximo compromisso somente no dia 17, o Monstro deve ter tempo suficiente de recuperação.
Além de Thiago, o retorno de Ignácio não é descartado. O zagueiro fazia boa partida contra o Vasco, ainda em agosto, quando se machucou e foi substituído. O jogador teve que se submeter a uma artroscopia no joelho por conta da lesão no menisco.
Apesar de o Fluminense não ter indicado um tempo de recuperação completa para Ignácio, pode-se traçar um paralelo com a duração da ausência de Diogo Barbosa, que teve problema parecido e também operou o joelho. Diogo fez cirurgia no dia 14 de agosto e retornou no dia 18 de setembro, contra o Galo. Ignácio operou no dia 26 de agosto. Caso o tempo de recuperação seja similiar ao de Diogo, é possível que o zagueiro esteja disponível para o clássico, no dia 17 de outubro.