“Embora não seja explicitamente ilegal, essa prática levanta questões sobre como devemos regular a propaganda política em plataformas frequentadas por menores de idade”.
Recentemente a vice – presidenta dos EUA, Kamala Harris, do Partido Democrata, desenvolveu um mapa para o modo criativo do jogo Fortine denominado “Freedom Town, EUA”.
A advogada Moniche Sousa, especialista em direito gamer, comenta que a mistura de questões políticas com jogos levanta importantes opiniões. “Por um lado, pode ser uma forma inovadora de engajar os jovens na política, usando plataformas que eles já conhecem e amam. Afinal, porque não modernizar a comunicação política não é mesmo?”.
Porém, a especialista alerta que algumas questões não são tão simples. “Alguns estão preocupados com a exposição de menores a conteúdo político em ambientes de entretenimento”.
Moniche, lembra que sob o ponto de vista legal e ético, a estratégia que já foi usada outras vezes por Kamala, também pode apresentar riscos. “Embora não seja explicitamente ilegal, essa prática levanta questões sobre como devemos regular a propaganda política em plataformas frequentadas por menores de idade”, conclui.