Em mais uma ação do projeto Obra toda semana: transformando escolas, construindo futuros, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, assinou na tarde desta quinta-feira, 17, a Ordem de Serviço para a reforma da Escola Estadual Beira Rio, localizada no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. O investimento será de R$ 828.278,86. Essa é a oitava ordem de serviço emitida relacionada às ações do projeto, que faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa destacou que a autorização da reforma na Escola Beira Rio reforça o compromisso do Governo do Estado em lançar uma obra semanalmente para melhorar a estrutura física das unidades de ensino e, automaticamente, a qualidade do ensino ofertado na rede estadual. “A Escola Beira Rio é muito importante para o nosso estado, para Porto Nacional e para o nosso sistema de educação. É a mais antiga de Luzimangues e queremos uma reforma perfeita para o uso da comunidade, principalmente para os nossos alunos e professores”, frisou o governador, ao determinar a substituição dos climatizadores por aparelhos de ar-condicionado na escola.
A Escola Estadual Beira Rio, com 1.349 alunos matriculados em diferentes etapas da educação básica, oferta os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano); as três séries do Ensino Médio; e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no 3º segmento. A unidade de ensino desempenha um papel fundamental na garantia do acesso à educação de qualidade para adolescentes, jovens e adultos do distrito de Luzimangues e região.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que o projeto visa revitalizar as estruturas das unidades escolares em todo o estado para impulsionar o desenvolvimento da educação. “Hoje [quinta, 17] estamos nesta escola que conta com um número de estudantes maior que a população de algumas cidades do país. Essas melhorias vão atender o que a escola precisa, porque temos uma boa equipe pedagógica, professores comprometidos e uma educação de qualidade, mas precisamos de espaço físico à altura”, pontuou.
A reforma da unidade envolve a implantação de um posto de transformação de energia com capacidade de 112,5 kVA, que vai proporcionar maior estabilidade no fornecimento de energia elétrica para a comunidade escolar. Outras melhorias envolvem a reforma completa dos banheiros; recuperação do telhado; e a pintura geral do prédio, promovendo melhorias estruturais que contribuem para um ambiente escolar mais seguro e funcional.