Operação conjunta envolvendo diversos órgãos de segurança mobilizou 500 policiais militares e 270 viaturas por dia, totalizando 2,5 mil agentes ao longo do evento.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se nesta quinta-feira, 15, com os representantes das forças de segurança, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, para discutir os resultados da Operação Carnaval 2024. Os números foram satisfatórios, considerando os poucos casos registrados durante a programação realizada entre os dias 9 e 13 de fevereiro, de norte a sul do Estado.
O governador Wanderlei Barbosa parabenizou as forças de segurança e destacou o resultado histórico da operação. “Graças aos investimentos feitos pelo Governo do Tocantins na área de segurança, garantimos um carnaval seguro para os tocantinenses e os turistas que vieram prestigiar a nossa festa. Eu quero agradecer aos nossos comandantes e às forças de segurança pública que estiveram conosco, dando essa tranquilidade durante todo o Carnaval”, enfatizou o Governador.
No período do Carnaval, a operação conjunta envolvendo diversos órgãos de segurança pública mobilizou 500 policiais militares e 270 viaturas por dia, totalizando 2,5 mil agentes ao longo do evento. Além disso, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) registrou 34 prisões e a apreensão de três armas brancas, enquanto não houve registro de apreensão de armas de fogo nos circuitos carnavalescos, o que evidencia a eficácia das medidas ostensivas e da intensificação das ações policiais.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, evidenciou o papel crucial desempenhado pela instituição antes e durante o período do Carnaval, ressaltando a importância das medidas preventivas. “Este ano, todos os locais foram autorizados pelo Corpo de Bombeiros, resultando em uma estrutura perfeita e livre de acidentes relacionados a falhas estruturais. Além disso, houve um significativo aumento na parte operacional, com o efetivo dobrado e viaturas adicionais sendo disponibilizadas para reforçar as medidas preventivas e responder prontamente a emergências durante o período festivo”, pontuou.